ARTIGO – OS RELACIONAMENTOS E A FIDELIZAÇÃO PARA OS CANAIS

Por Bruno Coelho*

Segundo o
dicionário, FIEL é aquele que guarda fidelidade, que é leal e assim, constante
em seus relacionamentos. Segundo a “linguagem” comercial, é aquele cliente que
faz negócios de forma constante com uma empresa, criando um bom
relacionamento  criando (em geral) coisas positivas para ambos os lados.

Porém, o
mercado é sujeito a inúmeras intemperes imprevisíveis, causando o “tremor” no
relacionamento. Em geral e em qualquer mercado, um cliente é assediado por
vários fornecedores que ofertam preços, produtos, serviços e tudo que for
possível para fechar negócios. O cliente se sente em uma posição confortável e
até boa em ter várias opções e assim escolher onde mais lhe agrade. Porém, como
tudo na vida, há ônus e bônus em qualquer decisão. Será que vale sair de um
relacionamento fiel e com confiança agregada e ir para um outro apenas por mais
margem de lucro ou fatores comerciais? Esta é a questão.

Riscos e
ganhos devem ser levados em conta sempre. O relacionamento, que estava bem,
pode ruir por conta de uma simples decisão em uma oportunidade isolada, levando
tempos de construção de confiança a irem por água abaixo. Será que a diferença
é sempre gigante, com altos ganhos, com melhores serviços e com todos os outros
fatores positivos possíveis para trocar o fornecedor. Isso deve ser bem
analisado e pensado.

Mesmo em
um mercado de alta competitividade, é importantíssimo ter fornecedores de
confiança. Isso vale para todos os elos (fabricantes – distribuidores –
revendedores – clientes finais); Se não houver confiança, aqui e em qualquer
relacionamento, não haverá possibilidade de ter constância, evoluir e crescer.
Fidelidade gera relacionamento. Nunca esqueça disso.

*Bruno Coelho é gerente de marketing da AGIS, uma
das maiores distribuidoras de informática do país. www.agis.com.br

 
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