ARTIGO – TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO MERCADO DE INTERATIVIDADE

Grandes projeções interativas, como video wall sensível ao toque ou ao gesto, telas ou superfícies transparentes, nas quais é possível associar conteúdo e demonstrar produtos, muitas soluções de interatividade com gestos envolvendo desde simples atividades lúdicas até projetos mais complexos que englobam terapias como fisioterapia e reabilitação e softwares comandados por gestos e movimentos do corpo. Essas são algumas das inovações que o mercado internacional de interatividade programa para os anos de 2012 e 2013 e que estarão disponíveis no Brasil.
Outro assunto que ainda ganha espaço é a evolução da holografia (ou retroholografia), com tamanhos e qualidades maiores, permitindo projeções especiais, associando produto e imagens de uma forma inovadora e muita impactante.
Sem sombra de dúvida, o mercado internacional cada vez mais valoriza a associação de conteúdos e projetos especiais de interatividade, criando uma ambientação ousada e maximizando as tecnologias, o que provoca uma experiência sensitiva inédita para os usuários. E isso tem ficado mais evidente com uma nova onda de ações de empresas para promover produtos e marcar presença positiva junto aos clientes, permitindo que esse tipo de tecnologia ganhe espaço e escala em áreas de promoção e vendas.
No Brasil, vale destacar que tudo isso já é parcialmente uma realidade, pois ainda falta escala. No país, temos projetos especiais associando conteúdo e interatividade para promover lançamento de produtos e promoções em pontos de venda com superfícies transparentes interativas e projetos associados, telas transparentes, holografia de segunda geração, video wall interativos e até mesmo soluções mais desenvolvidas de projetos especiais para aplicações de aplicativos e programas comandados por gestos, como as tecnologias Kinect (da Microsoft) e Gesture Tek.
Todas essas tendências foram verificadas na recente feira CES 2012 (International Consumer Electronics Show), realizada em Las Vegas (EUA), que reúne os principais representantes mundiais dos segmentos de áudio, vídeo, tecnologia da informação (TI), jogos eletrônicos, automação residencial, som automotivo, robótica, fotografia, mundo digital, entre outros. Na atual edição, os principais fabricantes e desenvolvedores apresentaram conceitos e produtos que irão ditar as tendências do mercado de tecnologia. Muitas telas planas, fileiras, colunas, telas de alta definição, telas de 3D, telas gigantescas de video wall, telas com sistema operacional móvel Android (da Google) e holografia ganharam uma atenção especial do público.
Com quase 177 mil metros quadrados de área e 3.100 estandes, o evento não é aberto a leigos. Os 153 mil participantes são compradores da indústria e membros da imprensa. Considerado o mais importante do setor, atrai grande quantidade de empresas brasileiras como a nossa, que busca a atualização com o objetivo de trazer informações e serviços de ponta aos clientes.
*Gerente comercial da Trinanda, de Campinas (SP).

por Nilson Vetrenka*
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PROFISSIONAIS FORMADOS PELA FACAMP OBTÊM SUCESSO NO MERCADO DE TRABALHO

Se o ingresso na universidade constitui um grande desafio na vida do jovem, a etapa …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn