ASSOCIAÇÃO CAMPINAS PARKINSON FAZ FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

A Associação Campinas Parkinson (ACP) reuniu associados e familiares no último sábado (14/12), no Lar dos Velhinhos em Campinas, para o almoço anual de confraternização. No evento, a diretoria da ACP fez um balanço das atividades desenvolvidas em 2019, que foram marcadas por palestras mensais direcionadas para a melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson. O presidente da entidade, Omar Abel Rodrigues e a vice, Rita Queiróz, frisaram que ações voltadas para a inclusão social do parkinsoniano devem ser ampliadas no próximo ano. “A inclusão social daqueles que têm a doença de Parkinson é um desafio permanente para todos da ACP”, acrescentou o presidente.

A ACP foi fundada em 15 de setembro de 2007 e é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e declarada de Utilidade Pública Municipal.

O médico inglês James Parkinson em 1817, publicou pela primeira vez um estudo sobre a doença, que assim seria denominada em sua homenagem.  Passados mais de dois séculos, a discriminação ainda é o principal problema, na avaliação do presidente da ACP, Omar Abel Rodrigues, ele mesmo portador da doença. “O maior desafio da Associação é descobrir os portadores de Parkinson. Pelas características do Parkinson, que em geral provoca tremores nas pessoas, elas têm vergonha, se sentem discriminadas e se escondem dentro de casa. Nosso trabalho é a inclusão social dessas pessoas”, explica o presidente.

Em torno de 0,1% da população mundial tem essa doença e a sua presença nas faixas mais jovens de idade tem aumentado nos últimos anos. No Brasil, a estimativa é de 200 mil portadores de Parkinson.

 

Foto: Festa de Confraternização da Associação Campinas Parkinson.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SICREDI AMPLIA INVESTIMENTOS NO ESPORTE E FECHA COM GUARANI E PONTE PRETA

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,8 milhões de associados em todo o …

Facebook
Twitter
LinkedIn