ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DE JUNDIAÍ PROMOVE CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA ENGENHEIROS CIVIS

A Associação dos Engenheiros de Jundiaí (AEJ) realiza nesta sexta feira (01/09) e sábado (02/09), das 8h às 18h, na sede da associação, que fica na Avenida 9 de Julho, 409, em Jundiaí (SP), mais um curso que visa atualizar os profissionais da área civil da Região, além de estudantes e docentes, contribuindo para um mercado local alinhado com as mais modernas práticas.curso unnamed (3)

“Orçamento de obras: do 2D ao 5D” será ministrado pela Prof.ª Maria Rosângela Castanheira, que atua desde 1983 na área de consultoria em Engenharia de Custo. Com 16 horas de duração, o curso tem como objetivo apresentar o passo a passo do processo orçamentário para obras de construção civil, difundindo os conceitos da Engenharia de Custos e mostrando as diferenças entre o processo convencional (2D) e o método BIM (5D).

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos de edificação, estudantes e docentes dessas áreas poderão aperfeiçoar suas habilidades para organizar a rotina do orçamento e, ainda, desenvolver competências para uma análise crítica desse processo. “Todos os conceitos da Engenharia de Custos estarão lá: custos diretos, levantamento quantitativo, critérios de medição e remuneração, composições unitárias, encargos sociais, preços de fornecedores e terceiros, impostos, fretes, BDI, e por fim, o preço de venda da obra. No processo 5D, serão demonstradas situações e indicadas particularidades, alertando para alguns pontos que costumam ser descritos de maneira incorreta pelo mercado”, adianta Rosângela.

Rosângela Castanheira possui certificação por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo International Cost Engeneering Council, ICEC (2015); integrou o Programa de Mestrado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da UNICAMP como aluna especial da disciplina Building Information Modeling – BIM (2015); tem Especialização em Docência de Ensino Superior pela FGV (2011); MBA em Gestão Estratégica de Custos pelo IBEC/INPG (2010) e graduação pela FATEC/SP em Tecnologia de Construção Civil, modalidade Edifícios (1982). Atua, desde 1983, na consultoria em Engenharia de Custos e, em escritório próprio, desde 1988, atendendo construtoras, escritórios de arquitetura, órgãos governamentais, autarquia e particulares. É docente no Master BIM Modelador, pós-graduada do ISITEC e integrante do Comitê Técnico da ABNT CEE-134 “Modelagem de Informação da Construção”.

A Associação dos Engenheiros de Jundiaí é uma entidade sem fins lucrativos que congrega engenheiros e arquitetos – profissionais do sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTAS APONTAM QUE SUCESSÃO E DIVISÃO DE BENS DE ABILIO DINIZ DEVEM ACONTECER DE FORMA TRANQUILA

A morte do empresário Abilio Diniz, aos 87 anos, no último domingo (18/02) causou uma …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn