Criado em
2006 para transformar cafés especiais produzidos pela Fazenda Daterra em blends
destinados ao então incipiente mercado brasileiro de apreciadores da bebida
gourmet, a torrefadora Ateliê do Café, com sede em Valinhos, passa a adotar uma
nova marca: Ateliê do Café Daterra. A mudança faz parte do
plano estratégico da empresa, de associar os dois importantes nomes,
pertencentes ao Grupo DPaschoal, e solidificar sua posição de única
companhia nacional a atuar em toda a cadeia produtiva de cafés especiais
sustentáveis. Foi a primeira fazenda brasileira a receber a certificação
Rainforest Alliance. Além do lançamento da nova marca no mercado interno, o
Ateliê do Café Daterra apresenta um novo produto: o Daterra Late Haverst em
embalagens de 250 gramas e 500 gramas.
em um nicho de mercado seletivo, formado por consumidores que buscam produtos
diferenciados e de qualidade, o Ateliê do Café Daterra é a única torrefação que
oferece torras programadas verificada pelo Sistema Roastex, que faz a leitura
ótica dos grãos pós torra, garantindo aos clientes cafés mais frescos, com
aromas e sabores muito mais intensos. Graças a esse compromisso, a empresa tem
registrado ao longo dos últimos três anos um crescimento anual de 20%. A
expectativa é que o volume de negócios continue aumentando nesse mesmo patamar
em 2014. As vendas, feitas exclusivamente pela internet (http://www.ateliedocafe.com.br)
e telefone (19 – 3829.6800) atendem a todo o Brasil. Além disso, o consumidor
tem a oportunidade de encontrar os blends Ateliê do Café Daterra em hotéis e
cafeterias de várias cidades do país que trabalham com produtos diferenciados e
públicos exigentes por qualidade e sabor.
A
diretora do Ateliê do Café Daterra, Isabela Paschoal Becker, disse que a fazenda
e a produção de café Daterra tem mais de 20 anos e há 15 anos começou a
exportar. “Hoje a gente já se considera um exportador de café de qualidade. A
gente sempre exportou com a marca Daterra, que é o nome da empresa. Nós
exportamos o grão verde e não o grão torrado. A partir do momento que a gente ganhou alguns prêmios no mercado
exterior, a gente resolveu trazer essa experiência para o Brasil. No mercado
externo, a gente exporta para o Japão, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos,
Canadá, Inglaterra, Escandinávia e Dinamarca”, diz.
Paschoal disse ainda que a ideia do Ateliê surgiu por conta de que o café com a
torra fresca garante uma bebida totalmente diferente do que um café que está
parado em uma prateleira de um mercado. “Ele é um café que perdeu os atributos.
Como a gente produz blends de qualidade, blends acima de 80 pontos, que é uma
linguagem muito comum na parte de cafés especiais não faz sentido fazer um café
tão bom que daí você torra e vai ficar dois ou três meses parado numa
prateleira. O café que a pessoa está recebendo é produzido na fazenda em
condições de sustentabilidade. A gente foi a primeira fazenda de café do Brasil
a ter a certificação Rainforest Alliance, que é uma certificação de
sustentabilidade, então por isso que a gente agregou o nome à marca”, explicou.
A proposta
de assinatura de venda do Café Daterra pela Internet é uma opção que garante a
quem aprecia um café diferenciado se programar e receber sempre em casa um
produto de qualidade. Agente faz bastante promoção de frete grátis e principalmente para a
região de Campinas é um preço mais em conta. Se for em Valinhos, a pessoa tem a
oportunidade até de buscar no próprio Ateliê. Por isso que a ideia da
assinatura de café vem para facilitar quem quer a garantia de ter um café todo
dia gostoso na sua casa. A pessoa pode querer um quilo e meio de café por mês,
então você economiza no frete porque vai comprar uma vez só. O que a gente as
vezes incentiva é que a pessoa até compre a mais do que ela usa naquele mês e
guardar no freezer que mantém o café super bem”, diz.
Paschoal disse ainda que o café é vendido por um preço diferenciado de mercado. “O
café especial é mais caro. O nosso meio quilo de café hoje está em torno de R$
18,00, que está acima do mercado, mas é importante saber que para se fazer um
café especial que tem acima de 80 pontos eu preciso de u m investimento muito
grande de tecnologia de seleção. Quanto mais eu selecionar, mas eu vou ter cafés
puros e de bebida melhor”, explica.
Ao fazer
a assinatura, o cliente pode optar por oito diferentes blends, disponíveis em
grão, pó e sachês, que contemplam todos os métodos de preparo: filtro,
expresso, moka, french press, aeropress, hario V60, chemex ou turcos. Os planos
têm validade de 3 e 6 meses, sendo que os valores variam conforme o blend, a
quantidade e a periodicidade escolhidos. A entrega é realizada em todo o
Brasil, pelos Correios, Sedex e E-sedex O pagamento pode ser feito por meio de
cartão de crédito Visa, Mastercard, transferência ou depósito bancário.
fazer a assinatura e se tornar um sócio do Clube do Ateliê do Café, o
interessado deve entrar em contato com o Ateliê, pelo telefone (19) 3829.6800,
ou pelo e-mail [email protected].
O
excelente desempenho do Ateliê do Café Daterra é justificado pelo extremo
cuidado com que o café é plantado colhido, torrado e posteriormente enviado ao
consumidor, dando ao processo uma dimensão de arte, aspecto que está muito bem
representado na nova logomarca, concebida pelo Estúdio Azul. Nela, a relação
entre arte e café se expressa a partir da proposta de ambos, que é despertar
emoções e estimular os sentidos, de forma a atribuir um significado único a
cada produção. Não por acaso, o espaço onde o artista cria recebe o nome de
ateliê. “No Ateliê do Café Daterra, a arte é produzida de forma singular e
concretiza-se numa bebida exclusiva, capaz de provocar sensações
surpreendentes”, afirma Isabela.
logomarca foi inspirada na obra de Piet Mondrian, pintor holandês relacionado à
arte abstrata e líder do movimento artístico Neoplasticismo. Nesse movimento,
eram utilizados os elementos mais puros, buscando evidenciar suas
características únicas. Tais características do trabalho de Mondrian se
assemelham muito com a arte feita no Ateliê do Café Daterra. Cada blend é
desenhado para alcançar a melhor forma de torra, moagem e método de preparo, e
assim propiciar os sabores mais ricos e intensos de cada grão.
As cores
utilizadas na nova marca representam os estágios de maturação do café, do fruto
verde até a torra. As linhas paralelas de Mondrian receberam curvas, para
acrescentar movimento e para dar um toque brasileiro ao logo, visto que foram
inspiradas nas concepções de Oscar Niemeyer. considerado um dos maiores
responsáveis pelo desenvolvimento da arquitetura moderna. A palavra Daterra,
acrescida ao nome da marca, reforça a origem e a qualidade do grão.