ATELIÊ DO CAFÉ DATERRA DO GRUPO DPASCHOAL ANUNCIA PLANO ESTRATÉGICO

Criado em
2006 para transformar cafés especiais produzidos pela Fazenda Daterra em blends
destinados ao então incipiente mercado brasileiro de apreciadores da bebida
gourmet, a torrefadora Ateliê do Café, com sede em Valinhos, passa a adotar uma
nova marca: Ateliê do Café Daterra. A mudança faz parte do
plano estratégico da empresa, de associar os dois importantes nomes,
pertencentes ao Grupo DPaschoal,  e solidificar sua posição de única
companhia nacional a atuar em toda a cadeia produtiva de cafés especiais
sustentáveis. Foi a primeira fazenda brasileira a receber a certificação
Rainforest Alliance. Além do lançamento da nova marca no mercado interno, o
Ateliê do Café Daterra apresenta um novo produto: o Daterra Late Haverst em
embalagens de 250 gramas e 500 gramas.

Atuando
em um nicho de mercado seletivo, formado por consumidores que buscam produtos
diferenciados e de qualidade, o Ateliê do Café Daterra é a única torrefação que
oferece torras programadas verificada pelo Sistema Roastex, que faz a leitura
ótica dos grãos pós torra, garantindo aos clientes cafés mais frescos, com
aromas e sabores muito mais intensos. Graças a esse compromisso, a empresa tem
registrado ao longo dos últimos três anos um crescimento anual de 20%. A
expectativa é que o volume de negócios continue aumentando nesse mesmo patamar
em 2014. As vendas, feitas exclusivamente pela internet (http://www.ateliedocafe.com.br)
e telefone (19 – 3829.6800) atendem a todo o Brasil. Além disso, o consumidor
tem a oportunidade de encontrar os blends Ateliê do Café Daterra em hotéis e
cafeterias de várias cidades do país que trabalham com produtos diferenciados e
públicos exigentes por qualidade e sabor.

A
diretora do Ateliê do Café Daterra, Isabela Paschoal Becker, disse que a fazenda
e a produção de café Daterra tem mais de 20 anos e há 15 anos começou a
exportar. “Hoje a gente já se considera um exportador de café de qualidade. A
gente sempre exportou com a marca Daterra, que é o nome da empresa. Nós
exportamos o grão verde e não o grão torrado. A partir do momento  que a gente ganhou alguns prêmios no mercado
exterior, a gente resolveu trazer essa experiência para o Brasil. No mercado
externo, a gente exporta para o Japão, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos,
Canadá, Inglaterra, Escandinávia e Dinamarca”, diz.

Isabela
Paschoal disse ainda que a ideia do Ateliê surgiu por conta de que o café com a
torra fresca garante uma bebida totalmente diferente do que um café que está
parado em uma prateleira de um mercado. “Ele é um café que perdeu os atributos.
Como a gente produz blends de qualidade, blends acima de 80 pontos, que é uma
linguagem muito comum na parte de cafés especiais não faz sentido fazer um café
tão bom que daí você torra e vai ficar dois ou três meses parado numa
prateleira. O café que a pessoa está recebendo é produzido na fazenda em
condições de sustentabilidade. A gente foi a primeira fazenda de café do Brasil
a ter a certificação Rainforest Alliance, que é uma certificação de
sustentabilidade, então por isso que a gente agregou o nome à marca”, explicou.

A proposta
de assinatura de venda do Café Daterra pela Internet é uma opção que garante a
quem aprecia um café diferenciado se programar e receber sempre em casa um
produto de qualidade. Agente faz bastante promoção  de frete grátis e principalmente para a
região de Campinas é um preço mais em conta. Se for em Valinhos, a pessoa tem a
oportunidade até de buscar no próprio Ateliê. Por isso que a ideia da
assinatura de café vem para facilitar quem quer a garantia de ter um café todo
dia gostoso na sua casa. A pessoa pode querer um quilo e meio de café por mês,
então você economiza no frete porque vai comprar uma vez só. O que a gente as
vezes incentiva é que a pessoa até compre a mais do que ela usa naquele mês e
guardar no freezer que mantém o café super bem”, diz.

Isabela
Paschoal disse ainda que o café é vendido por um preço diferenciado de mercado. “O
café especial é mais caro. O nosso meio quilo de café hoje está em torno de R$
18,00, que está acima do mercado, mas é importante saber que para se fazer um
café especial que tem acima de 80 pontos eu preciso de u m investimento muito
grande de tecnologia de seleção. Quanto mais eu selecionar, mas eu vou ter cafés
puros e de bebida melhor”, explica.

Ao fazer
a assinatura, o cliente pode optar por oito diferentes blends, disponíveis em
grão, pó e sachês, que contemplam todos os métodos de preparo: filtro,
expresso, moka, french press, aeropress, hario V60, chemex ou turcos. Os planos
têm validade de 3 e 6 meses, sendo que os valores variam conforme o blend, a
quantidade e a periodicidade escolhidos. A entrega é realizada em todo o
Brasil, pelos Correios, Sedex e E-sedex O pagamento pode ser feito por meio de
cartão de crédito Visa, Mastercard, transferência ou depósito bancário.

Para
fazer a assinatura e se tornar um sócio do Clube do Ateliê do Café, o
interessado deve entrar em contato com o Ateliê, pelo telefone (19) 3829.6800,
ou pelo e-mail [email protected].

O
excelente desempenho do Ateliê do Café Daterra é justificado pelo extremo
cuidado com que o café é plantado colhido, torrado e posteriormente enviado ao
consumidor, dando ao processo uma dimensão de arte, aspecto que está muito bem
representado na nova logomarca, concebida pelo Estúdio Azul. Nela, a relação
entre arte e café se expressa a partir da proposta de ambos, que é despertar
emoções e estimular os sentidos, de forma a atribuir um significado único a
cada produção. Não por acaso, o espaço onde o artista cria recebe o nome de
ateliê. “No Ateliê do Café Daterra, a arte é produzida de forma singular e
concretiza-se numa bebida exclusiva, capaz de provocar sensações
surpreendentes”, afirma Isabela.

A nova
logomarca foi inspirada na obra de Piet Mondrian, pintor holandês relacionado à
arte abstrata e líder do movimento artístico Neoplasticismo. Nesse movimento,
eram utilizados os elementos mais puros, buscando evidenciar suas
características únicas. Tais características do trabalho de Mondrian se
assemelham muito com a arte feita no Ateliê do Café Daterra. Cada blend é
desenhado para alcançar a melhor forma de torra, moagem e método de preparo, e
assim propiciar os sabores mais ricos e intensos de cada grão.

As cores
utilizadas na nova marca representam os estágios de maturação do café, do fruto
verde até a torra. As linhas paralelas de Mondrian receberam curvas, para
acrescentar movimento e para dar um toque brasileiro ao logo, visto que foram
inspiradas nas concepções de Oscar Niemeyer. considerado um dos maiores
responsáveis pelo desenvolvimento da arquitetura moderna. A palavra Daterra,
acrescida ao nome da marca, reforça a origem e a qualidade do grão.

Fotos de 1 a 3 – Diretora do Ateliê do Café Daterra, Isabela Paschoal Becker.
Crédito: divulgação.
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