ATIVIDADE FREELANCE: COMO CHAMAR A ATENÇÃO DAS EMPRESAS

ARTIGO DE GUILLERMO BRACCIAFORTE

A competitividade no mercado de trabalho sempre existiu, porém, cada vez mais, os profissionais que não investem em novas capacitações acabam perdendo espaço. Apesar desse ponto ser comum no mercado tradicional, quando pensamos no mundo freelance, se torna mais importante ainda. De acordo com o Relatório de Trabalho Independente e Empreendimento 2018, feito pela Workana, a atividade freelance cresceu 80% no último ano. A pesquisa ainda aponta que características como flexibilidade, inovação e especialização são as mais importantes para o profissional seguir em uma carreira de sucesso

Com o crescimento da atividade, e as exigências dos contratantes, quanto mais o profissional souber como se preparar, mais chances tem de conseguir projetos gratificantes. Primeiramente, diferente da entrevista convencional – que busca analisar diversos pontos importantes da vida pessoal e profissional do candidato -, a entrevista freelance é muito focada nas habilidades do profissional, em suas principais características no trabalho e também na metodologia que emprega em seus projetos.

Além das habilidades e experiências anteriores, os clientes costumam valorizar uma comunicação clara e objetiva com o profissional, bons feedbacks construtivos, sugestões interessantes que realmente tenham a ver com o projeto e também o esforço de entender a real necessidade da empresa, indo além da tarefa a realizar. Tudo isso diz muito sobre como será a experiência no desenvolvimento do projeto para ambas as partes.

O principal a se fazer para se preparar para uma entrevista é estudar bem o projeto ao qual está se candidatando. Uma vez que entender bem a necessidade do cliente, durante a entrevista o profissional já poderá mostrar suas habilidades comentando com o cliente como pode desenvolver o projeto, quais ferramentas pode utilizar e sugerindo melhorias no escopo do mesmo (se for necessário). Essa simples decisão de dedicar um tempo a entender o cliente antes de conversar com ele poderá fazer com que o profissional termine a entrevista já contratado.

O profissional deve levar em consideração que a maioria dos projetos freelance realizado em plataformas como a Workana estão vinculados à indústria criativa, e há dois pontos muito importantes a considerar. O primeiro é que o cliente precisa ser ouvido, e o objetivo é solucionar os seus problemas; já o segundo ponto é que muitas vezes o cliente não sabe o que precisa, apesar de estar buscando uma solução. Ou seja, o fato de o cliente entender que tem um problema não quer dizer que ele saiba exatamente como solucioná-lo, e o profissional freelance em questão, com sua experiência e expertise, precisa entender realmente qual é o problema do cliente e buscar a solução adequada, que pode ou não ser a solução pensada pelo cliente.

Caso a solução encontrada seja diferente do que o cliente está buscando, é muito importante saber comunicar bem a questão, explicando como foi possível chegar a essa conclusão e por que esta nova solução será mais efetiva do que a proposta pelo cliente inicialmente.

Quando entender claramente o que o cliente do projeto está buscando, o profissional poderá enviar uma proposta indicando como realizaria o trabalho e o valor que deseja cobrar por isso. Naturalmente, é importante que também realize uma apresentação e informe quais são os seus conhecimentos em relação ao projeto publicado.

Por fim, para precificar o trabalho, é preciso levar em consideração os custos fixos do profissional (contando seu custo de vida e custos de trabalho, como ferramentas pagas usadas no trabalho e plano de internet, por exemplo), e também o quanto deseja receber por mês. Para isso, o profissional pode usar a Calculadora Freela, uma ferramenta online que leva em consideração as possíveis despesas e custos dos profissionais para ajudá-los a precificar o valor de sua hora de trabalho.

 

Guillermo Bracciaforte é cofundador da Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas em toda a América Latina.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PRÁTICA CORPORAL CHINESA QUE MELHORA O HUMOR E A DISPOSIÇÃO É OFERECIDA EM CAMPINAS

A correria do dia a dia pode ser estressante. Em meio a compromissos familiares, trabalho, …

Facebook
Twitter
LinkedIn