AUMENTA O NÚMERO DE AÇÕES TRABALHISTAS NA REGIÃO DE CAMPINAS

A crise econômica levou a um aumento considerável do número de ações trabalhistas na região de Campinas. Em 2016 foram protocoladas em primeira instância no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (TRT-15), com sede em Campinas (SP), 345.734 ações trabalhistas. Em 2014, quando teve início a crise econômica, foram protocoladas 305.582 ações. Em dois anos houve um aumento de 13% no número de ações trabalhistas. Em relação a 2015, o aumento foi de 7,2%, quando foram recebidas 322.551 ações em primeira instância.

O advogado e sócio da área Trabalhista da unidade Campinas de TozziniFreire Advogados, Leonardo Bertanha, disse que os números da região refletem a inflação elevada, os juros altos, a demanda e o consumo em queda.Leonardo_Bertanha_alta0145

Leonardo Bertanha disse ainda que o crédito escasso e caro para as empresas e o segundo ano consecutivo de Produto Interno Bruto (PIB) em retração, são fatores que levam à redução no quadro de funcionários das empresas. “Sempre que o Brasil passa por uma crise econômica, há um aumento no número de ações trabalhistas. Somente para o nosso escritório de Campinas, houve um aumento de 17% no número de reclamações trabalhistas ajuizadas contra empresas nos mais diversos segmentos econômicos. Essa readequação do quadro de funcionários ocasiona o aumento de litígios ajuizados por profissionais dos mais variados cargos. Além disso, os custos envolvidos no desligamento de um empregado são muito altos. Diversas empresas afetadas pela crise realmente não possuem caixa ou ativos para pagar sequer as verbas rescisórias dos empregados, fazendo com que esses trabalhadores busquem a Justiça do Trabalho para resolverem tais demandas”, explica Bertanha.

O TozziniFreire Advogados é um escritório full-service com atuação em 47 áreas do direito, que oferece uma estrutura diferenciada com grupos setoriais e desks internacionais formados por advogados considerados experts pelo mercado e pelos principais guias nacionais e internacionais. O desenvolvimento de soluções jurídicas seguras e inovadoras, com o compromisso e a determinação de entregar resultados, é a forma de trabalho de TozziniFreire Advogados.

Desde sua fundação, em 1976, TozziniFreire tem desempenhado um papel central em muitas das transações mais significativas do mercado brasileiro, contribuindo para o crescimento da economia local e se tornando um dos maiores e mais respeitados escritórios de advocacia do Brasil.

Foto: Advogado Leonardo Bertanha.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA APONTA CUIDADOS PARA EMPRESAS EM 2022

O Consultor e CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia, cita que o cenário para …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn