A busca por soluções para revitalizar áreas urbanas degradadas é um desafio para muitas cidades brasileiras. Em Campinas, o Grupo Avança Campinas, que tem o objetivo de levar demandas e soluções para o poder público, vem estudando algumas ações para recuperar a relevância econômica e cultural do centro da cidade.
Em conjunto com representantes do poder público, o Avança Campinas visitou algumas capitais e trouxe exemplos de projetos com resultados expressivos para serem analisados e implantados na cidade, atendendo as demandas latentes para a revitalização da região central.
Entre as soluções está o incentivo fiscal para proprietários de imóveis no centro, como IPTU, ITBI e ISS. Além da formação de um comitê intersecretarial com o objetivo de integrar as secretarias municipais durante todo processo de intervenções na região central.
Camila Dias, presidente do Avança Campinas, destaca também a importância da instalação da Câmara de Vereadores no histórico Palácio da Justiça, que está sendo desocupado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. “Esse remanejamento é fundamental para trazer mais movimento e vida para o centro com as pessoas que frequentam a Câmara diariamente. São ações de diferentes instâncias que farão com que a região central se torne atrativa novamente”, frisa.
Outra iniciativa relevante para a revitalização é um plano urbanístico,para tornar a região mais arborizada e atrair novos residentes para o centro, além da requalificação do triângulo histórico, abrangendo 23 ruas, com melhorias da acessibilidade e mobilidade.
Segundo Camila muitas dessas ações são amparadas pela “Lei do Retrofit”. “É uma legislação municipal criada para incentivar reformas e atualizações de construções, por meio de incentivos urbanísticos e fiscais, para reabilitação de edificações. Todos esses estudos que estamos levantando e levando até o poder público são essenciais para que projetos de melhoria daquela área sejam viabilizados. Unindo forças entre o setor privado e público tenho certeza de que iremos recuperar o dinamismo da região central de Campinas”, conclui.
O Grupo Avança Campinas é formado por empresários de Campinas que não utilizam o nome e nem registros do grupo para benefícios individuais, profissionais ou empresariais, e que tem por objetivo contribuir com o crescimento do município e ajudar no resgate da sua competitividade em relação as outras cidades do Brasil.
Fundado em fevereiro de 2019, o Grupo visa unir os cidadãos campineiros para apresentar ao poder público diferentes pontos de vista e impactos que ações públicas resultam em diversos setores da sociedade e nos negócios.
O objetivo é identificar pontos de interesse da sociedade campineira, realiza o levantamento de dados, discute o tema, desenvolve e apresenta um projeto de melhorias para o assunto em questão, iniciando assim as tratativas com o poder público, tanto executivo como legislativo.
Foto: Camila Dias, presidente do Avança Campinas.
Crédito: Divulgação.