AVANÇA CAMPINAS LEVA VEREADORES PARA CONHECEREM OBRAS DE REVITALIZAÇÃO NO CENTRO DE SÃO PAULO

O Grupo Avança Campinas tem desenvolvido ações com o intuito de conhecer cidades onde a “Lei do Retrofit” está sendo implantada e trazendo impactos positivos. O objetivo é contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Campinas. Nesta quarta-feira, dia 17 de abril, o Grupo Avança Campinas promove um tour pelo centro de São Paulo para seus associados, vereadores de Campinas, juntamente com a secretária de Urbanismo Carolina Baracat, e sua equipe técnica para conhecerem cinco edifícios da capital que participam do processo de requalificação e retrofit.

A “Lei do Retrofit” é uma legislação municipal criada para incentivar reformas e atualizações de construções, por meio de incentivos urbanísticos e fiscais, para reabilitação de edificações no quadrilátero central de Campinas.

O programa estabelece diversos incentivos, como a remissão dos créditos de IPTU, redução para 2% da alíquota de ISS para os serviços relativos à obra de requalificação, isenção de ITBI para os imóveis objetos de requalificação e isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento por cinco anos.

A presidente do Avança Campinas, Camila Dias, destaca que será uma riquíssima experiência e oportunidade para conhecer os imóveis do centro da capital paulista que estão em fase de finalização das obras de reforma. “Leis de incentivo são essenciais para que projetos de melhoria sejam viabilizados. O retrofit é uma excelente ferramenta para a revitalização de edifícios, oferecendo modernização, atualização e adaptação aos edifícios antigos, sem perder sua identidade. Essa visita trará muitas informações e ideias para usarmos aqui em nossa cidade”, elenca.

O centro de São Paulo é coberto de história, cultura, infraestrutura e uma memorável e heterogênea arquitetura. A região central desfruta de emprego, lazer, cultura, moradia e transporte, porém prédios dotados de espaço e boa localização acabam, ociosos ou vazios, marcando um mau uso do espaço público em uma região muito rica e frente a uma demanda habitacional gigantesca dentro da cidade de São Paulo.

A mesma situação vem acontecendo com Campinas, que possui uma região central riquíssima, bem localizada e com excelentes imóveis disponíveis tanto para moradia quanto para o comércio.

Como parte das iniciativas do Avança Campinas para contribuir com ideias e projetos, Camila Dias esteve, no último dia 03 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, com a secretária de Urbanismo de Campinas, participando de uma visita ao centro da capital carioca para conhecer o trabalho de revitalização na região central, que vem conquistando resultados surpreendentes.

A visita contou com a presença de investidores, incorporadoras, representantes do BNDES e da prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de avaliar as necessidades para a revitalização do centro, propostas e oportunidades, incentivos e vocação da cidade, segurança e seus desafios, e a aprovação dos projetos para o centro do Rio de Janeiro. “Foi uma experiência importante para nossa região. Durante o encontro, foi discutido o plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio, bem como atrair novos moradores, aproveitando as inúmeras construções existentes e terrenos que estão vazios há décadas em uma região da cidade com infraestrutura e patrimônios culturais”, conta Camila Dias.

 

Foto 1 – Presidente do Avança Campinas, Camila Dias, e a secretaria de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat.

Foto 2 – Reforma do Edifício A Noite, por meio da Lei do Retrofit,  localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

OS BENEFÍCIOS DA INTERGERACIONALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho passa constantemente por transformações significativas, e uma das mudanças que está …

Facebook
Twitter
LinkedIn