BEERSTORMING – FABRICAÇÃO DE CERVEJA É SOLUÇÃO CRIATIVA PARA TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O cérebro humano tem a capacidade de  se reprogramar quando exposto a aprendizados e novas experiências. É chamada neuroplasticidade, que permite a criação de conexões capazes de regular emoções, solucionar problemas complexos, pensar de formar flexível e criativa, entre outras. Um dos exercícios recomendados para desenvolver a neuroplasticidade é adquirir habilidades ainda não exploradas. Nesse contexto entra o Beerstorming, uma dinâmica inédita desenvolvida pela mhconsult e que convida os participantes a saírem da rotina de forma divertida (fazendo cerveja) para lidar com questões que também impactam no ambiente de trabalho.

O diretor geral da mhconsult, Rogério Babler, explica que se adaptar por meio da neuroplasticidade é crucial para o sucesso em um mundo de constante mudança, além de ajudar a enfrentar futuros desafios com resiliência. “Tal competência pode ser alcançada por meio do Beerstorming, que auxilia não apenas a regular emoções, mas também a alternar entre tarefas e resolver problemas complexos de forma eficiente, além de superar vieses inconscientes, pensando de forma flexível e criativa”, diz.

Rogério Babler ainda comenta que adquirir e compartilhar conhecimentos por meio da fabricação de cervejas é uma oportunidade única de fugir dos afazeres do dia a dia. “A vivência da experiência permite que os comportamentos de um time sejam colocados em prática, possibilitando o entendimento, a reflexão e o impulso às mudanças. A interação com outros participantes também desperta a atenção para a importância da disciplina, das escolhas e da busca por alternativas para o melhor resultado possível”, reforça.

Depois de algumas semanas, a dinâmica ainda propõe que os participantes voltem ao ambiente de fabricação para conferir o resultado. Essa etapa é chamada de “performance suporte”, já que vai além da integração principal e entrega ao indivíduo a cerveja na garrafa conforme havia sido planejada: um retorno palpável que fornece uma memória afetiva da experiência.

Para Ronaldo Dalla, mestre cervejeiro e fonte de apoio a mhconsult durante a realização da dinâmica, fazer cerveja demanda muita atenção. “Como em qualquer outro trabalho, se alguma etapa do processo não for corretamente cumprida ou executada de forma incompleta, o produto será perdido. Porém, não deixa de ser uma experiência divertida e prazerosa para todos os participantes”, comenta.

Dessa forma, a produção da cerveja resulta da competência do alinhamento entre o tipo de bebida que se quer produzir, além da coerente seleção de componentes, da execução do processo de fabricação propriamente dito e dos cuidados da equipe com a manipulação dos componentes (os controles e governança do processo).

Com o objetivo de desenvolver pessoas capacitadas para os negócios, a mhconsult entende que cada empresa atendida é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes, portanto, oferece soluções adaptadas e acredita que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental para um processo de criação.

A mh ainda promove a geração de ideias e a colaboração para transformar pessoas, modelos de gestão e organizações, além de apoiar a integração de estratégias à cultura para possibilitar mudanças e desenvolver experiências criativas de aprendizagem.

 

Foto 1 – Diretor geral da mhconsult, Rogério Babler.

Foto 2 – Ronaldo Dalla, mestre cervejeiro.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Facebook
Twitter
LinkedIn