BLEND COBERTURAS DEVE REGISTRAR CRESCIMENTO DE 10% em 2015

03 de dezembro de 2015.
É possível que você
tenha tido que cortar gastos, esperar para trocar o carro ou adiar aquela
viagem dos sonhos. Mesmo aqueles que não foram diretamente afetados pela crise
econômica se veem obrigados a diminuir custos devido a redução no poder
aquisitivo. Mas, para não deixar a vida sem graça e o cenário caótico, o jeito
é se permitir e valorizar pequenos prazeres, como se deliciar com uma bela
sobremesa. O gesto de indulgência se reflete diretamente nos resultados do
setor de confeitaria e sorveteria. A Blend Coberturas, empresa que há quase 20 anos
fabrica coberturas, base neutra e pastas saborizantes para a indústria
alimentícia, sabe bem disso. A marca deve fechar 2015 com um crescimento de 10%
em relação ao ano anterior.
Segundo o Instituto
Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC, em 2014, o setor registrou
crescimento de 8%. Esse ano, o crescimento deve manter-se na mesma faixa, o que
é uma grande conquista num ano de tantas retrações. O mercado de sorveteria não
fica atrás. De 2003 a 2013, o consumo de sorvetes no Brasil passou de 685
milhões de litros para 1,244 bilhão de litros, o que representa uma alta de
mais de 80%, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor
de Sorvetes. A tendência é esse número continuar subindo.
Como o cenário é
promissor, em especial se pensarmos no médio e longo prazo, a Blend Coberturas
decidiu andar na contramão e continuar investindo. Uma das oportunidades
identificadas com a crise foi o crescimento no setor de boleiras e cakes
designers. “Com a retração econômica, muitas pessoas buscam fontes
complementares de renda ou mesmo uma nova opção de trabalho”, observa o CEO,
Neudo Lambertucci.
Foi por esse motivo
que a empresa fez um investimento da ordem de R$ 600 mil em maquinários,
suprimentos e matéria-prima para lançar a Linha Petit Blend, dedicada
exclusivamente a esses novos profissionais. “O foco dos nossos produtos eram as
médias e grandes indústrias de confeitaria, panificação e sorveteria. Com o
panorama que se configurou, vimos a oportunidade de lançar uma linha com a
mesma qualidade, mas em porções menores, na medida certa para esses pequenos
empreendedores”, destaca.
A iniciativa deu
certo. Menos de seis meses depois do lançamento da Petit Blend, a linha já
representa 6% do faturamento da empresa. A perspectiva é que dentro de um ano a
representação seja de 20%. O aumento na distribuição é a chave para esse
crescimento. Atualmente, esses produtos já podem ser encontrados nos estados de
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Tocantins,
Roraima, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia. A ideia é
continuar expandindo.
Além dessa novidade,
uma outra linha de produtos da Blend que vem ganhado cada vez mais mercado é a
de produtos diet. Sozinha, ela representa 35% do faturamento. “Há uma
preocupação constante com o excesso de peso, mas ninguém quer abrir mão do
prazer. E nem deve”, garante o CEO. O diferencial dessa linha é o sabor, que
nem de longe se assemelha ao paladar tão característico dos adoçantes. “Com
ela, é possível comer sem sentir culpa”, enfatiza.
Mas, nem só de bons
produtos vive uma empresa. É preciso criatividade para buscar estratégias de
negócio vencedoras. Uma delas é a fabricação em sistema de private label,
quando se terceiriza uma produção. Aqui o segredo é conseguir fabricar com a
mesma qualidade e marca da empresa contratante. O maior cliente nesse segmento
é a Vigor, que terceiriza a fabricação do Fondue Serra Bela. “O private label é
uma maneira de aproveitar a capacidade ociosa da fábrica. Temos maquinários,
pessoal e toda a infraestrutura necessária para fabricar uma quantidade
significativa de produtos. Usar isso na capacidade máxima é uma maneira de
maximizar os resultados”, explica Lambertucci.
Além disso, a Blend
Coberturas também trabalha com produtos taylor made, aqueles desenvolvidos sob
medida, de acordo com a solicitação do cliente. A prática depende de uma equipe
altamente qualificada, capaz de criar produtos que atendam exatamente a
expectativa do contratante. “Não é fácil. Mas, é uma estratégia que nos desafia
o tempo todo, nos torna mais criativos, antenados e flexíveis às exigências do
mercado”, aponta. Nesse segmento, a empresa atende clientes como Habib´s, Ben
and Jerrys, La Basque, Mr. Bey e Häagen-Dazs, entre outros.
Uma outra maneira de
diversificar a atuação é a comercialização de formas. “Esse é um produto
relacionado à nossa atividade principal. As formas são indispensáveis a
qualquer confeiteiro ou sorveteiro”, diz. Para fugir do comum, a empresa passou
a importar da Itália, com exclusividade, formas de silicone da Silikomart, uma
das marcas mais respeitadas do mundo nesse segmento. Sua durabilidade
ultrapassa três mil utilizações e podem ser usadas tanto no freezer quanto no
forno. São aproximadamente 200 modelos, permitindo muita criatividade na hora
de criar receitas.
Toda essa
versatilidade tem feito a Blend crescer ano a ano. Entre 2010 e 2014, a empresa
registrou um crescimento de 50,6%. Em 2015, a expectativa é que o faturamento
fique em torno de R$ 8 milhões, carimbando aumento de 10%. “Nada disso se
constrói da noite para o dia. É tudo resultado de muito esforço e estratégia.
Estamos fazendo pesquisas em produtos com apelos de saudabilidade e também em
sabores que tragam boas memórias aos serem apreciados, seguindo as tendências
do passado”, finaliza o CEO. Pelo jeito, não vai demorar a ter mais novidade
por aí.
Empresa com quase 20
anos de atuação no mercado de insumos para a indústria alimentícia, a Blend
Coberturas oferece a seus clientes ingredientes essenciais para aplicação em
sorveteria, confeitaria e panificação. Com alto padrão de qualidade, a empresa
aposta na beleza, saudabilidade e praticidade, elementos fundamentais para um
mercado em ampla ascensão. Fundada em 1996, por Filomena Benfatti Vasconcellos
e Neudo Lambertucci Filho, a Blend trouxe para o Brasil um novo conceito na
produção de coberturas, base neutra e pastas saborizantes, ampliando o leque de
opções dos distribuidores e fornecedores de insumos para a indústria
alimentícia.
Foto: CEO da Blend Coberturas, Neudo Lambertucci.
Crédito: Divulgação.
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