BRAIN4CARE ESTABELECE PARCERIA TECNOLÓGICA COM A TOLEDO DO BRASIL

A Toledo do Brasil fechou parceria com a brain4care para fornecer tecnologia de instrumentação de células de carga de precisão para os sensores que fazem parte do método inédito de monitorização não invasiva da forma de onda da pressão intracraniana (PIC).

O sucesso desta solução é resultado de um processo evolutivo ao longo dos anos. Em 2017, a primeira versão do sensor obteve o registro para uso clínico no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, no ano passado, a atual solução, que conta com um sensor sem fio (wireless), também foi aprovada pela ANVISA. Dentro da solução da brain4care, o sensor não é vendido, e sim enviado em comodato para os hospitais que licenciam o acesso à plataforma brain4care na cloud, o que reforça a necessidade de robustez e confiabilidade deste sensor.

A descoberta do cientista e professor, Sergio Mascarenhas, que foi o idealizador do sensor, derrubou um dos pilares da Doutrina de Monro-Kellie, estabelecida há 200 anos, com o desenvolvimento do método brain4care, ou seja, “a monitorização não invasiva por meio de um sensor que permite avaliar a complacência cerebral por meio da morfologia do pulso da PIC”, explica Rodrigo de Albuquerque Pacheco Andrade, diretor de Desenvolvimento de Produto da brain4care.

A parceria com importantes empresas e instituições do Brasil e do exterior contribuiu para o desenvolvimento desta tecnologia, que é inédita no mundo e hoje tem patentes concedidas nos Estados Unidos, Europa e Brasil.

A busca por parceiros com excelência em instrumentação de células de carga de precisão, que é um dos diferenciais do produto, fez com que a brain4care encontrasse na Toledo do Brasil a tecnologia exigida para a instrumentação dos sensores. “O laboratório de células de carga da Toledo do Brasil tem contribuído com relevância na qualidade, confiabilidade e precisão do processo de manufatura das nossas micro células de carga. O domínio de conhecimento em extensometria, processos de solda de precisão e a qualidade nos processos, trazem a tranquilidade e confiança que nossos produtos requerem para atender a especificação projetada, e assim garantir a robustez, precisão e qualidade almejadas”, destaca Andrade.

Ainda de acordo com diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa, a especificação do sensor da brain4care opera na dimensão de nanômetros, e por isso foi preciso desenvolver um sensor de altíssima precisão e sensibilidade. Na prática, qualquer variabilidade no processo produtivo da instrumentação pode impactar na precisão e calibração do produto.

A brain4care é uma startup brasileira que nasceu a partir do desenvolvimento de uma inovação disruptiva: método pioneiro no mundo capaz de monitorar a complacência cerebral (CC), por meio da morfologia do pulso da pressão intracraniana (PIC) e sua tendência ao longo do tempo, de maneira totalmente não invasiva. O propósito da brain4care é desafiar os limites da medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade. Sua missão é reduzir a dor e o sofrimento de milhões de pessoas estabelecendo um novo sinal vital, acessível a todos e em qualquer lugar.

No Brasil, a empresa conta com escritórios nas cidades de São Paulo e São Carlos, e em Atlanta, nos Estados Unidos. Em 2017, a brain4care foi acelerada pela Singularity University, sendo escolhida entre mais de 500 candidatas de todo mundo. Além disso, foi finalista do Global Grand Challenge Awards by Singularity University, reconhecida pelo uso de tecnologias exponenciais para impactar positivamente a vida das pessoas em escala global, e teve sua tecnologia exposta no Exponential Medicine em 2017 e 2019. Foi também vencedora do prêmio INOVA Saúde 2017, da ABIMO. Em 2018, foi apontada no ranking ‘100 Startups to Watch 2018’, um estudo das revistas PEGN e Época Negócios, da Editora Globo, e da Corp.VC, braço de corporate venture da consultoria EloGroup. Em 2019, a brain4care ganhou o Prêmio Startup Anahp, da Associação Brasileira de Hospitais Privados. Em 2020, o método foi liberado pelo FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos.

A Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda. é líder na área de pesagem no País. Possui uma fábrica em São Bernardo do Campo (SP), 20 filiais nas principais cidades brasileiras, mais de 1.300 colaboradores, dos quais 400 são técnicos próprios que atuam em todo o território nacional. Além disso, possui sua própria marca registrada Prix, utilizada em centenas de milhares de produtos do mercado varejista e incorporada às soluções industriais, de exportação e de serviços, aliada a uma rede com mais de 2.000 revendedores e assistências técnicas autorizadas.

 

Foto: Fachada Toledo do Brasil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

DENTISTAS PRODUZEM MÁSCARAS FACE SHIELDS E DOAM PARA HOSPITAIS

A falta de equipamentos de proteção individual tem sido um dos desafios enfrentados pelos profissionais …

Facebook
Twitter
LinkedIn