BRASIL É PRINCIPAL ALVO DE ATAQUES CIBERNÉTICOS DA AMÉRICA LATINA

A mais nova versão do Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS da NETSCOUT SYSTEMS, empresa líder global em soluções de cibersegurança, referente ao 2º semestre de 2022, no qual analisa o impacto dos ciberataques em diversas instituições do mundo todo, aponta crescimento de 19% em relação ao número de ataques cibernéticos do primeiro semestre do mesmo ano na América Latina. O Brasil segue como o maior alvo das organizações criminosas, encabeçando o ranking de ataques DDoS sofridos com 285.529 (39.23% dos 727. 686 de toda a região).

Com uma duração média de 16 minutos e força máxima de 288.16GB por segundo, os principais alvos dos cibercriminosos são as instituições de telecomunicação sem fio (33.593) e telecomunicação com fio (10.050) brasileiras. Outros setores como servidores de processamento de dados (7.584), agências e corretoras de seguros (7.078) e empresas locais de transporte de cargas (2.007) também atraem a atenção dos grupos criminosos.

Na região Latan, 49% das invasões duraram de 5 a 15 minutos, com foco principalmente na telecomunicação sem fio (48.420), com fio (41.969) e servidores de processamento de dados (11.310). Globalmente, os ataques aumentaram 13% em relação ao primeiro semestre de 2022, atingindo o marco de 6.797.959, com os países do EMEA (Europa, Oriente-Médio e África) sendo alvo de 2.102.844 das ações intrusivas.

O setor de segurança nacional dos EUA experimentou um aumento maciço de 16,815% nos ataques relacionados ao grupo pró-Rússia Killnet, incluindo um pico após as observações públicas do Presidente Biden na Cúpula do G7 e outro pico no mesmo dia em que os presidentes francês e americano reafirmaram seu apoio à Ucrânia.

A visibilidade e os insights compilados a partir dos dados de ataques globais representados no Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS, e vistos no portal NETSCOUT Threat Horizon , alimentam o Atlas Intelligence Feed (AIF). Além disso, a AIF arma continuamente a carteira de segurança da NETSCOUT permitindo que ela detecte, adapte-se e bloqueie automaticamente a atividade de ameaças para empresas e prestadores de serviços em todo o mundo.

NETSCOUT SYSTEMS, INC. (NASDAQ: NTCT) protege o mundo conectado de ciberataques e interrupções de desempenho e disponibilidade através da plataforma de visibilidade única da empresa e de soluções alimentadas por sua tecnologia pioneira de inspeção profunda de pacotes em escala. A NETSCOUT atende às maiores empresas, prestadores de serviços e organizações do setor público do mundo.

 

Foto: Sede da NETSCOUT SYSTEMS em Westford, Massachusetts, EUA.

Crédito: Boka Powell.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn