BRASIL PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL 2015

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) vai organizar a participação do Brasil na Exposição
Universal de Milão, que será realizada entre 1º de maio e 31 de outubro de
2015. O trabalho será feito sob a coordenação dos Ministérios do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores
(MRE). O contrato de participação do Brasil na Expo 2015 foi assinado na última
sexta-feira, 25 de outubro, pelo Comissário Geral do Pavilhão do Brasil, o
presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, e pelo Comissário Geral da Expo
2015, Giuseppe Sala.

Com o tema ‘Alimentando o mundo com soluções’, o
Brasil vai mostrar, durante os seis meses de duração do evento, sua capacidade
tecnológica para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais
de forma sustentável. Em 50 anos, de 1960 a 2010, a produção brasileira de
grãos passou de 17,2 milhões de toneladas para 150,8 milhões de toneladas. A
área plantada, no entanto, passou de 22 milhões de hectares para 47,5 milhões de
hectares. “Com apenas o dobro da área, o país produz quase nove vezes
mais. Essa evolução, baseada em tecnologia e inovação, é extremamente
importante e tem impacto mundial, pois significa a oferta de alimentos
competitivos e de qualidade não apenas para a população brasileira, mas para o
mundo, em um cenário de preservação crescente do meio ambiente”, afirma o
Secretário Executivo do MDIC, Ricardo Schaefer.

O projeto de construção do pavilhão brasileiro, que
terá 4 mil m², será escolhido por meio de concurso público organizado pelo
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Localizado próximo à entrada oeste da
área da Expo e à estação de metrô, o Pavilhão está numa posição estratégica,
por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões. O
espaço abrigará exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários,
eventos de negócios e de relacionamento.  “Será uma importante
oportunidade para reforçarmos o posicionamento do Brasil como grande produtor
mundial de alimentos, capaz de suprir as necessidades de uma infinidade de
mercados”, afirma Mauricio Borges. “Vamos mostrar que a agricultura
brasileira utiliza avançadas tecnologias que permitem o aumento da
produtividade com cada vez menos recursos, preservando a riqueza biológica,
imprescindível para o equilíbrio do planeta”, completa.

As características territoriais, biológicas e
climáticas do país permitiram o sucessivo aprimoramento da produção
agropecuária. Ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil registrou avanços
significativos em temas como nanotecnologia, gestão ambiental e territorial,
agricultura conservacionista, agroenergia e melhoramento genético de plantas
visando à adaptação às variadas condições de solo e clima.

Tais fatores, aliado a uma indústria inovadora e
tecnologicamente avançada, impulsionaram as exportações de produtos
alimentícios e agropecuários do país, que hoje chegam a 200 países. Em 2012, o
Brasil foi o quinto maior exportador mundial de produtos agrícolas e pecuários,
alimentos processados e bebidas.  As exportações de US$ 66,5 bilhões
asseguraram ao Brasil a participação de 5,7% no comércio mundial do segmento.

A Exposição Universal foi realizada pela primeira
vez em 1851, em Londres, e é organizada a cada cinco anos, sempre em um país
diferente.  Com uma área total de 1,7 milhão de m² e 137 países
participantes, a edição de 2015 será realizada em Milão e terá o tema Feeding
the Planet, Energy for Life
(Alimentando o Planeta, Energia para a Vida).

Em 2010, foi sediada na China, com participação de
190 países e 50 organizações internacionais. A Apex-Brasil foi, então, a
responsável pela organização do Pavilhão brasileiro e pelas atividades
realizadas ao longo dos seis meses de duração do evento. A agenda de negócios
contou com seminários de oportunidades de investimentos, encontros de negócios,
workshop com operadores de turismo, entre outras ações. Houve ainda a
realização de cinco Fóruns Temáticos e uma intensa programação cultural, com 197
eventos, entre shows musicais, de dança e atividades com estudantes.

A cidade que sediará a Exposição Universal em 2020
será anunciada em novembro. São Paulo se candidatou e concorre com Dubai
(Emirados Árabes), Ecaterimburgo (Rússia) e Izmir (Turquia).

A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a
competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos
seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.  A
Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 83 setores produtivos da
economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com
entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões
prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas
brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores
estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva
brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de
investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na
identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos
estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o
processo no Brasil.

Foto: Presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges
Credito – cfwoficial

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