BRASKEM CELEBRA O DIA DO ENGENHEIRO QUÍMICO

No dia 20 de setembro foi celebrado o Dia do Engenheiro Químico, que se destaca por sua abrangência de atuação, um dos fatores mais atrativos para a escolha da carreira. A atividade do profissional pode englobar diversos setores, como o de alimentos, biotecnologia, cosméticos, papel e celulose, fármacos, fertilizantes, cimento, têxtil, tratamento de água e meio ambiente, contribuindo para a sociedade como um todo.

Um grande exemplo da importância da profissão é o plástico, presente em construções, automóveis, utensílios domésticos, móveis e vários outros artefatos. O material, que existe em algumas diferentes soluções, como Polietileno e Polipropileno, por exemplo, é o principal produto da Braskem, maior petroquímica das Américas, que valoriza e reconhece a importância do engenheiro químico, essencial para o bom funcionamento da empresa e no desenvolvimento de produtos e soluções que estão todos os dias na vida das pessoas.

A atuação dos engenheiros químicos é fundamental para o alto desempenho das unidades industriais da Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, nos municípios de Cubatão, Mauá, Paulínia e Santo André. “Estamos sempre envolvidos em aprimorar a fábrica e os processos produtivos, além de otimizar custos, garantir a segurança das pessoas e o correto funcionamento das nossas operações. Por essas atribuições, a área é muito estratégica dentro de uma companhia e tem interface com diversos departamentos dentro da empresa. Sinto me realizado de poder fazer parte disso”, comenta Rodrigo Artioli, engenheiro de processos da PP 3 em Paulínia.

A química está entre as cinco especializações mais procuradas da engenharia. Somente em 2017, segundo o Censo da Educação Superior, quase 5 mil novos profissionais da área chegaram ao mercado de trabalho. Além de serem necessários por competências básicas, como matemática, física, química, biologia e computação, ainda existe a responsabilidade de projetar, construir e operar plantas industriais. “Eu sempre tive vontade de seguir uma carreira na área de exatas pelo fato de gostar bastante de ver as coisas na prática. No colegial, tive um professor de química que era engenheiro da área, e em suas aulas sempre aplicávamos os conceitos aprendidos nas mais diversas áreas que a profissão poderia atuar e então percebíamos que aqueles conhecimentos realmente poderiam fazer a diferença no mundo”, complementa Rodrigo.

Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.

 

Fotos 1 e 2 – Planta da Braskem em Paulínia (SP)

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VINHO EM LATA É A NOVIDADE DA EVINO EM OUTUBRO

A EVINO, referência nacional em vendas online de vinhos, tem uma grande novidade. A partir …

Facebook
Twitter
LinkedIn