BUREAU VERITAS CERTIFICA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DA PETRONECT

A Petronect, empresa de tecnologia da informação que opera o maior Marketplace B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás, que possui como sócias a Petrobras, Accenture e a SAP, acaba de receber certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação. A empresa é a primeira do sistema Petrobras a receber o reconhecimento por suas ações e boas práticas em Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança Corporativa (do acrônimo em inglês Environmental, Social and Governance). “A certificação BV ESG 360 avalia todos os níveis de escala sustentável da empresa, bem como a implementação da visão estratégica, com objetivos claros e metas bem definidas, para garantir maior transparência e confiança no mercado. Estamos muito felizes em fazer parte dessa jornada da Petronect, nossa parceira de longa data, e contribuir com a sua contínua evolução na agenda ESG”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

O presidente da Petronect, Marcelo de Carvalho Bonniard, destaca sobre a importância da certificação ESG no DNA da companhia.  “A certificação ESG é um símbolo para nossa história. Explicita o nosso compromisso empresarial com a comunidade e com o mundo. A Petronect evoluiu, nesses 20 anos, com práticas consistentes e aderentes aos pilares ESG. Vê-las materializadas com o BV ESG 360, para nós, é uma forma de unir os agentes da nossa cadeia de valor em torno de um ideal, impulsionando uma maneira de fazer negócios que consideramos mais condizente com os nossos tempos”, diz.

O processo de certificação BV ESG 360 da Petronect inclui auditorias, mapeamento de ações e projetos, entrevistas com lideranças e verificação de dados. Os especialistas do Bureau Veritas verificaram aspectos essenciais na gestão da Petronect, como ações e projetos em ecoeficiência, cadeia de suprimento, relações de trabalho e com a comunidade local. A empresa recebeu a classificação Engajado, indicando elevado nível de maturidade, com gestão e práticas participativas e alto envolvimento de stakeholders. Os critérios adotados pela avaliação estão alinhados com a ABNT PR 2030, que apresenta diretrizes e práticas recomendadas na gestão ESG para empresas brasileiras.

Para alcançar a certificação, a Petronect criou um Comitê ESG, formado por 13 colaboradores das áreas de Responsabilidade Social e Marketing, Administrativo, Relacionamento, Jurídico, Governança, Contratos e Recursos Humanos, para mapear as ações e apresentar os resultados ao Bureau Veritas em uma pré-análise. A empresa contou ainda com suporte da Âmbar Consultoria Ambiental Jr., empresa vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para auxiliar a empresa na construção e inventário das ações de redução do impacto de suas operações ao meio ambiente.

Um dos diferenciais do processo que facilitaram a certificação é o programa Reconect, criado há dois anos pela empresa para fortalecer suas ações de responsabilidade socioambiental. O programa promove parcerias com instituições sociais e atua em três frentes, Solidário e Voluntário, com doações e iniciativas em prol de famílias em situação de vulnerabilidade, e Capacita, com apoio à formação profissional de jovens aprendizes. Outro destaque é o Portal Petronect que, devido à digitalização dos processos de compra de seus clientes, já poupou em média 1,1 tonelada de papel desde 2003. Com isso, mais de 17 mil árvores, 34 milhões de litros de água, 1,7 milhão KWH de energia e 701t de CO2 deixaram de ser consumidos.

A certificação BV ESG 360 é uma ferramenta estratégica para aumentar a confiança do mercado e fortalecer o posicionamento de empresas de todos os portes a partir do entendimento do nível de maturidade sustentável, avaliação de riscos e oportunidades em toda a sua cadeia de valor e construção de cenários de melhoria contínua. A solução integra o BV Green Line, portfólio do Bureau Veritas com mais de 40 produtos voltados para gestão sustentável, emissão de títulos verdes e neutralidade de carbono.

 

Foto: Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn