CAFÉ CANECÃO AVANÇA PARA NOVOS MERCADOS NO SUL DO BRASIL

O Café Canecão com sede em Campinas (SP) e filial na cidade de Lins (SP) fechou 2018 com um faturamento de R$ 55 milhões.   A chegada nos estados de Santa Catarina e Paraná, no ano passado, foram os principais fatores para o crescimento de quase 9% no volume de vendas do Café Canecão, em 2018 comparado a 2017. Para 2019, a empresa pretende ampliar sua participação no ABC Paulista e se consolidar nos recentes territórios, aumentando mais 10% seu volume de vendas. Com isso, a empresa estima um faturamento entre R$ 60 milhões e R$ 65 milhões para este ano. “Por conta da crise iniciada em 2015 mudamos nossa estratégia radicalmente da expansão comercial. Passamos a valorizar a contratação de representantes certos nos lugares certos. As novas praças representaram em 2018, 4,61% em volume de vendas e 3,59% em faturamento”, comenta Natal Martins, diretor comercial e de marketing do Café Canecão.

O cenário é bem conservador para uma empresa que cresce consecutivamente. Desde 2013, o Café Canecão aumenta seu faturamento em média 13% ao ano. A maior fonte de receita são os produtos de fabricação própria, que representam mais de 95% da receita bruta. A empresa também comercializa produtos de revenda com sua marca, como filtros de papel, cappuccinos e achocolatado, além de possuir um departamento de locação de máquinas para a região de Campinas. “O faturamento de 2018 teve um crescimento fraco, devido a queda significativa do preço da matéria prima (café verde) que exerceu pressão sobre os preços de venda do café industrializado. Porém, o resultado de 2018 foi muito superior ao de 2017, o que nos traz boas expectativas para este ano”, aposta o executivo.

O lançamento de novos produtos também teve grande participação no crescimento da marca nos últimos anos. Para o biênio e 2019/2020,a estratégia é realizar um estudo para alteração dos layouts de todas as embalagens. Depois disso, novos lançamentos devem surgir no segmento de cápsulas.

Fundado em Campinas há mais de 56 anos, o Café Canecão renova constantemente sua preocupação com a melhoria e a inovação. Foi a primeira indústria de café do país a obter a certificação ISO 9001/ 2000 e acaba de ser certificada na versão 2015 da norma. A empresa é participante do Programas de Qualidade ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) desde o início. Em 1989, com o Selo de Pureza ABIC e em 2004, o PQC – Programa da Qualidade de Café ABIC. Em 2018, expandiu sua atuação para além das fronteiras do estado de São Paulo, chegando no Paraná e em Santa Catarina.

 

Foto 1 – Natal Martins, diretor comercial e de marketing do Café Canecão.

Foto 2 – Sede do Café Canecão em Campinas.

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