CAFÉ ORFEU INVESTE EM RELANÇAMENTO DA MARCA E APOSTA NO CRESCIMENTO DA CATEGORIA DE CAFÉS ESPECIAIS NO BRASIL

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o consumidor merece tomar o melhor café colhido aqui. É com essa premissa que Orfeu, há onze anos no mercado, investe em seu relançamento no país. “Com lavouras de mais de 65 anos nas Fazendas Sertãozinho, em Minas Gerais, onde Orfeu é produzido, chegamos ao momento de profissionalização da empresa e renovação da marca, com o objetivo de acelerar o acesso à categoria de Cafés Especiais, combinando com o momento em que o consumidor brasileiro está mais receptivo a produtos de alta qualidade”, explica Amanda Capucho, Diretora Geral de Orfeu, baseando seu argumento em pesquisas com consumidores que confirmam a alta aceitação do produto.orfeu-classico

Hoje, 90% da produção dos cafés especiais produzidos nas Fazendas Sertãozinho é exportada para diversos países, como Japão, Estados Unidos, França, Itália e Suíça. “Nossa meta é, em cinco anos, reverter este quadro e concentrar a maior parte da produção no mercado nacional, possibilitando ao brasileiro tomar o melhor café que o nosso país produz”, acrescenta a executiva.

O investimento no relançamento de Orfeu inclui novos maquinários para aumento da produção, novas tecnologias, treinamento de profissionais, inovação em estratégias de negócios e um trabalho de branding, comunicação, marketing e vendas. “Aprimoramos nosso website, e-commerce e redes sociais e criamos novos produtos e acessórios para complementar a experiência com o nosso café. Fechamos parcerias estratégicas de distribuição dos nossos produtos com grandes supermercados e estabelecimentos selecionados, com o objetivo de chegar a mais de 500 pontos de venda até 2017”, complementa Amanda.

A marca também fará o lançamento de dois novos blends: Intenso, com o objetivo de atender ao paladar do brasileiro que aprecia um café mais encorpado com torra no estilo italiano, e Orgânico, que está dentro das tendências mundiais de consumo de alimentos e bebidas e certifica a não utilização de adubos químicos e defensivos agrícolas. Além disso, também irá incluir novas versões no portfólio, como embalagens de 250g de grãos torrado e moído e com granulometria específica para diferentes métodos, como FrenchPress e AeroPress.

O relançamento de Orfeu Cafés Especiais começa em outubro e contempla, ainda, atualização da logomarca, modernização das embalagens e campanha com o tema “Motivos para descobrir Orfeu”, com imagens exclusivas feitas pelo renomado fotógrafo de gastronomia Sergio Coimbra. “Ao estudar o mercado, entendemos que ainda poucos conhecem a classificação de Cafés Especiais. Os atributos e valores de Orfeu surpreendem e mobilizam as pessoas, causando o desejo de experimentar. Este foi o insight para a estratégia da campanha: convidar o consumidor a descobrir Orfeu, elencando uma série de motivos que o diferenciam”, explica Amanda.

As peças serão veiculadas em mídia impressa, online e em uma exposição no evento de relançamento da marca. Também haverá um comercial que será exibido na televisão e internet.

A agência responsável pela nova campanha da marca é a WE. Cynthia Horowicz (consultora de marca e empresária), Carolina Roxo (Roxo Atelier) e Pedro Cappeletti (Pedro e o Lobo Design) são os responsáveis pelos estudos de mercado e da marca e pelo projeto de reposicionamento e branding de Café Orfeu.

No mercado de café, as categorias são divididas em Especial, Gourmet, Superior e Tradicional. A bebida é considerada de Categoria Especial quando seus atributos de qualidade, como características físicas, origem, variedade, cor, tamanho e até preocupações ambientais e sociais em sua produção são avaliados como excepcionais. São cafés considerados perfeitos e sem defeitos.

Ororfeu-intensofeu é um dos poucos cafés disponíveis no varejo que possui o selo certificado pela BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association, que o classifica, com todas suas qualidades, na categoria de Cafés Especiais. A marca se orgulha de ter conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais, como quatro “Cup of Excellence”, dois “Coffee of the Year” e o primeiro lugar no “Late Harvestm”, na Suíça.

Orfeu é um dos poucos cafés cultivados em fazendas próprias. Sua produção é totalmente artesanal. As mudas são desenvolvidas nas próprias fazendas e recebem atenção especial para que cresçam saudáveis. A colheita, feita manualmente, é composta por grãos 100% Arábica cuidadosamente selecionados e complementada por tecnologia de ponta.

Nos terreiros, o café é estendido ao sol e revolvido pelo menos 15 vezes ao dia até atingir apenas 11% de umidade. Na classificação, uma equipe especializada analisa as amostras e avalia critérios como doçura natural, aroma, corpo, cremosidade e acidez. Na torrefação são cuidadosamente selecionados e passam por diferentes etapas de beneficiamento (por tamanho, peso e cor), com tolerância zero a defeitos. Esta dedicação garante que as características especiais de sabor e aromas que compõem Orfeu sejam mantidas.

Todo o processo de embalagens é feito nas Fazendas Sertãozinho, o que garante a procedência, qualidade e frescor do café que chega até a xícara do consumidor. As cápsulas, compatíveis com o sistema Nespresso®, também são fabricadas dentro da fazenda, uma das poucas empresas no mercado a realizar sua própria produção.

 

Foto 1 – Café Orfeu Clássico.

Foto 2 – Café Orfeu Intenso.

Crédito: Reprodução.

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