CAMARADA CAMARÃO CHEGA AO SHOPPING TAMBORÉ

O Shopping Tamboré, um dos centros de compras mais tradicionais da zona oeste de São Paulo, ganha a maior casa da rede de restaurantes Camarada Camarão. Com um investimento da ordem de R$ 10 milhões, a casa gerou 110 empregos diretos a partir de sua abertura. Com mais de 2 mil m² de área construída, a unidade, a 5ª em São Paulo e 23ª unidade da rede no Brasil, tem um salão com capacidade para receber 500 pessoas simultaneamente, dois espaços para eventos, área para crianças e adega para 900 garrafas.

Este ano, a rede Camarada Camarão, fundada em 2005, no Recife, inaugura sete novas casas pelo Brasil. Para os próximos cinco anos, a projeção do Grupo Drumattos, principal acionista ao lado da Vinci Partners, é de abrir mais 60 novas operações com investimentos que passam dos R$ 300 milhões.

Em São Paulo, a Camarada Camarão já está presente em restaurantes em Campinas, São Caetano do Sul, Santo André e na capital, no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. “A casa do Shopping Tamboré tem um significado especial para nós. Vai ser a nossa maior e mais moderna unidade. Um verdadeiro cartão de visitas neste shopping que atrai um público dos mais exigentes.” diz o CEO do Grupo Drumattos, Sylvio Drummond de Mattos.

Especializada em frutos do mar, a rede traz um cardápio inspirado nas receitas do litoral nordestino com toques da culinária internacional. Apesar de levar o nome do crustáceo, o cardápio também abre espaço para peixes, carnes, frangos, massas, saladas, hambúrgueres e sobremesas exclusivas. Há ainda uma carta diversificada de bebidas com cervejas, drinques e uma adega com rótulos nacionais e internacionais.

Uma das características do Camarada Camarão são as porções fartas. O Grelhados Camarada, por exemplo, chega a servir cinco pessoas, com caudas de lagosta, camarões, peixe, mexilhões, lula, abacaxi e tomates grelhados com azeite e alho e servidos com azeite aromatizado, acompanhado de risoto de limão-siciliano e alho poró.

Outro ponto forte da rede é o Happy Hour Camarada que acontece todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 17h às 20h, com chopes, drinques e uísques (exceto garrafas) pela metade do preço, além de petiscos com preços especiais, em todas as unidades do grupo. Campeã de vendas também é a linha Due, com pratos para duas ou mais pessoas, a preços promocionais.

A rede acelerou o ritmo de crescimento a partir de 2019, quando recebeu aporte da Vinci Partners, que entrou na sociedade através do Fundo NE III. “Para nós é um orgulho receber o Camarada Camarão que vem reforçar o polo gastronômico do Tamboré e nosso compromisso na busca por experiências ainda mais qualificadas. Costumamos dizer que “Food is the new Fashion”, ou seja, alimentação é a nova moda. Antes os consumidores escolhiam os shoppings de acordo com as marcas, mas agora escolhem, cada vez mais, pensando também nos restaurantes. Por isso essa inauguração vem reforçar essa diferenciação e complementar a experiência do Taste Lab na nova ala do shopping inaugurada em outubro de 2022“, diz o superintendente Rafael Moral Marques.

Para o novo empreendimento em Alphaville, a Camarada Camarão traz e reforça a política de ESG do Grupo Drumattos. A rede tem um programa específico para refugiados, inclusive com suporte à nacionalização. Proporciona também oportunidades para grupos minoritários e rejeita o etarismo nas contratações de funcionários. Na questão do combate ao assédio, o grupo foi a primeira rede de restaurantes a participar do projeto de treinamento e certificação Women Friendly, que busca criar espaços mais seguros para o público feminino trabalhar e consumir. Equiparação salarial e o rastreio da cadeia produtiva dos insumos também fazem parte da política de governança da rede.

Modelo de negócios

Formado em engenharia de pesca e administração, o CEO do Grupo Drumattos conseguiu uma receita de sucesso para o seu modelo de negócios. Reuniu os melhores fornecedores de cada região, estabeleceu preços altamente competitivos por conta do volume de vendas e investiu num ambiente e atendimento diferenciados que unem o sofisticado ao informal.

Na parte administrativa do negócio, além da experiência do empresário e de sua equipe, o conselho administrativo, com participação de executivos da Vinci Partners, tem sido essencial na gestão da rede. Todas as unidades são próprias (não há o formato de franquia) e contam com um sócio operador local com expertise no setor.

As unidades da rede chegam a vender cerca de 70 toneladas de camarão mês em períodos normais. Uma das estratégias da rede para alavancar é a de investir pesado em tecnologia, design de embalagens e marketing para reforçar o delivery que, em algumas de suas casas, já representa quase 40% do faturamento.

Criada em 2005, no Recife, a rede Camarada Camarão é uma empresa do Grupo Drumattos. Especializada em frutos do mar. Conta com 22 casas espalhadas pelos melhores shoppings do País. Seguindo a linha casual dinning, oferece porções generosas num ambiente que une o rústico ao requintado com decoração que remete às praias do litoral nordestino.

 

Foto: Unidade do Camarada Camarão no Shopping Tamboré.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn