CAMPANHA BATE CORAÇÃO ATENDEU 384 MOTORISTAS EM MOGI MIRIM

13 de maio de 2016.
A Campanha Bate
Coração, promovida pela Renovias, realizou exames e consultas médicas
gratuitamente para 384 motoristas. O atendimento foi realizado no Posto RVM,
localizado no km 160 da SP-340, em Mogi Mirim. 
Do total de usuários atendidos, 58% são motoristas de caminhão. A
iniciativa integra o Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo
conscientizar os motoristas sobre a segurança no trânsito.
No levantamento
realizado pela concessionária junto aos caminhoneiros foi constatado que 63%
desses profissionais têm alimentação irregular e 38% estão fora do peso normal,
sendo 37% com quadro de obesidade mórbida. Outros dados apontam ainda a má
qualidade de vida desses motoristas. Vale destacar que 63% deles não têm como
hábito a prática de atividades físicas, 57% ingerem bebida alcoólica
regularmente, 15% são fumantes, 17% dormem menos de oito horas diárias e 29%
usam algum tipo de medicamento.
Outro dado que chama
atenção é que em 36% dos caminhoneiros a aferição de pressão arterial sugeriu
atenção. Do total, 35% têm idade acima de 51 anos e 7% apresentaram alteração
no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes.
O coordenador da
campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho, aponta que o alto índice de
motoristas como a pressão arterial alterada mostra que a doença requer cuidados
redobrados. “Cerca de trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças
cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta”, enfatiza. “O
sobrepeso e a obesidade, bem como o sedentarismo e a ingestão excessiva de sal
são fatores de risco que podem contribuir para que a pessoa desenvolva a
hipertensão arterial”, acrescenta.
A Campanha Bate
Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e tem como objetivo orientar
os motoristas sobre doenças do coração. Além de realizar consulta médica e
exames, a equipe da concessionária oferece dicas para prevenção de Doenças
Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à
postura e circulação sanguínea.
Também é distribuída
cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças
coronarianas, funcionamento do aparelho circulatório, alimentação saudável e
dicas de segurança. Esta edição da campanha contou ainda com serviço gratuito
de corte de cabelo. Desde que foi criada, em julho de 2002, a campanha já
atendeu mais de 20 mil usuários.
Durante a campanha,
também foi realizada ação com o simulador de impacto de velocidade, utilizado
pela Artesp para conscientizar os usuários sobre a necessidade de usar o cinto
de segurança, especialmente no banco traseiro. O equipamento se movimenta a 5
km/h e simula um choque entre dois veículos. Além de motoristas e passageiros,
os profissionais da Artesp e Renovias também orientaram alunos e professores da
Escola Estadual Professora Dra. Altair de Fátima Furigo Polettini, em Mogi
Mirim. “É fundamental que todos tenham consciência que o cinto de segurança
salva vidas. Por isso, é importante esse trabalho de orientação, especialmente
dos jovens, sobre a importância da prudência no trânsito e o uso desse
importante dispositivo de segurança”, ressalta o coordenador de tráfego da
Renovias, Alexandre Bueno.
A malha viária da Renovias liga Campinas,
Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi
Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do
Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do
Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.
Foto: Campanha Bate Coração da Renovias.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS ESTÁ RECEBENDO TRÊS NOVOS VOOS CARGUEIROS REGULARES SEMANAIS DA LATAM VINDOS DA EUROPA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passou a receber a partir de abril …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn