CAMPINAS ASSINA CONTRATO PARA INSTALAÇÃO DO BRT

A Prefeitura de Campinas e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de
Campinas (Emdec) assinaram um contrato com a Caixa Econômica Federal na última
sexta feira (04/07) para a construção dos corredores do sistema de BRT (Bus
Rapid Transit). A cerimônia ocorreu na Sala Azul da Prefeitura.

Participaram do evento o prefeito Jonas Donizette, o gerente regional da Caixa,
Mário Tonon, o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec,
Carlos José Barreiro e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

A assinatura do contrato vai viabilizar a construção de três corredores: Ouro
Verde (Centro-Vida Nova), Campo Grande (Centro-Itajaí) e Perimetral (Vila
Aurocan-Campos Elíseos). 

A verba para a implantação dos corredores será de
R$ 338 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade
Urbana (PAC II). O valor do contrato de financiamento com a Caixa estipula um
repasse de R$ 197 milhões. Outros R$ 97 milhões virão do Governo Federal,
previstos no Orçamento Geral da União (OGU). A contrapartida da Administração
de Campinas será de R$ 44 milhões.
Os projetos básicos do BRT foram entregues na Caixa
no final de junho deste ano. A Administração Municipal estima abrir os
processos licitatórios para projetos executivos neste segundo semestre e
iniciar as obras no fim do ano, concluindo as obras no final de 2016, pois a
previsão é de implantar os corredores em 24 meses, a partir do início das
obras.
O secretário Barreiro destacou que este projeto de
BRT vai causar uma revolução no transporte público da cidade. “É um projeto de
extrema importância, que vai mudar a forma de agir das pessoas. Será a maior
intervenção no trânsito e no transporte dos últimos 30 anos”, ressaltou.
O prefeito Jonas Donizette afirmou que este projeto
do BRT permitirá um ganho na qualidade de vida das pessoas. “Os habitantes
poderão se deslocar de grandes distâncias com um veículo mais rápido, seguro e
confortável. A Administração vai oferecer uma opção eficiente de transporte
para que os carros fiquem nas garagens, melhorando a qualidade de vida de
todos”, disse.
O BRT é um sistema de transporte de ônibus de
alta qualidade que realiza viagens mais rápidas, semelhantes ao sistema de
Metrô. Ônibus articulados e biarticulados vão circular em corredores exclusivos
e parar em estações práticas e seguras. Os corredores exclusivos poderão
transportar 30 mil passageiros por hora em cada sentido, podendo chegar a 40
mil/h por sentido, nos próximos 30 anos.
Os passageiros ganham rapidez, eficiência e
segurança através de uma infraestrutura separada, exclusiva para os ônibus, que
sempre terão prioridade no trânsito.
As estações serão elevadas e acessíveis para
facilitar o embarque e desembarque. Contarão com um sistema de
pré-pagamento de tarifa em bilheterias, pois a cobrança deixa de ser feita
dentro dos ônibus.
O BRT contará também com uma Central com imagens
geradas por câmeras de monitoramento. Isto vai permitir o controle de todo o
sistema e evitar atrasos. Para viabilizar este monitoramento, os
ônibus terão GPS que vão ajudar a manter a regularidade nos horários. Além disso,
o BRT inclui serviços de comunicação aos usuários, com avisos de
horários de chegada e partidas em celulares e nas estações.

O Corredor Ouro Verde terá 14,4 km de extensão.
O trajeto envolve a Região Central, João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal
Vida Nova.

O Corredor Campo Grande vai contar com 17,8 km
de extensão e terá como  trajeto
a Região Central, o Leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve
Sobre Trilhos), Avenida John Boyd Dunlop e Terminal Itajaí.

O Corredor de Interligação Aurocan vai ligar
as regiões do Campo Grande e do Ouro Verde com 4 Km de extensão. O trajeto vai
envolver o Antigo leito do VLT, ligando a Vila Aurocan até o Jardim Campos Elíseos.
Foto 1 – O prefeito Jonas Donizette e o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro assinam o contrato com a Caixa.
Fotos 2 a 4 – Evento do BRT na prefeitura de Campinas.
Crédito: Assessoria de Imprensa da Emdec 
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