CAMPINAS É A CAPITAL BRASILEIRA DO EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A cerimônia de abertura do Campinas Innovation Week, na noite desta segunda-feira (10/06) foi um verdadeiro show de tecnologia, inovação e arte. O evento de empreendedorismo, inovação e negócios  foi aberto ao público nesta terça-feira (11/06) e segue até a próxima sexta-feira (14/06) no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio). No período, o público vai acompanhar o que há de mais novo no mercado e no seguimento de pesquisa de tecnologia e inovação. Além das palestras e rodadas de negócios, os participantes também poderão apreciar uma programação musical que vai do clássico ao sertanejo, passando pelo melhor da música eletrônica.

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, que compareceu à cerimônia de abertura, destacou a importância de Campinas nesse grande ecossistema de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ramuth enfatizou que o trem intercidades trará ainda mais desenvolvimento para Campinas e  região. “Essa nova ligação que Campinas terá com a capital e a capital com Campinas com certeza trará muito desenvolvimento para a região, isso de uma forma geral. Mais especificamente nesse espaço do Campinas Innovation Week, que também é um pátio ferroviário vai ser transformado ao longo dos próximos anos com a vinda do trem intercidades. Além disso, o Desenvolve SP, que tem apoiado iniciativas inovadoras das empresas e das cidades com recursos em condições de juros especiais para que a gente possa trazer inovação e tecnologia para o dia a dia das pessoas”, disse.

O prefeito Dário Saadi destacou a importância da realização deste evento em um ponto histórico da cidade mesclando o passado com o futuro. “Realizar aqui é muito simbólico. É um espaço que foi da época áurea das ferrovias. Aqui muita gente lembra como se fosse uma oficina de trens, mas aqui era uma montadora de locomotivas. As locomotivas chegavam em partes e eram montadas aqui nesse espaço e a verdade é que quando você faz aqui reconhece o passado histórico de Campinas, que começou pela pesquisa através do Instituto Agronômico e depois  se desenvolveu até a realidade que nós temos hoje”, disse. Dário Saadi declarou ainda que realizar o evento nesse local é respeitar e valorizar o passado da cidade e apontar o futuro. “O futuro de uma cidade como Campinas tem que estar  na cultura da inovação, na cultura do empreendedorismo e a cidade aponta para este caminho. Tem uma estrutura fantástica para isso e esse evento mostra para o Brasil inteiro o que é a Campinas da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo”, concluiu.

Marcelo Strama, representante do Ministério do Empreendedorismo, da microempresa e da empresa de pequeno porte, ressaltou a importância das micro e pequenas empresas na geração de empregos, que também têm espaço no Campinas Innovation Week. “Em 2023, 80% dos empregos foram gerados pelos pequenos negócios. Em 2024, o primeiro quadrimestre já mostra que 588 mil novos empregos  foram dos pequenos negócios”, disse.

Strama também destacou sobre o Desenrola PJ que facilita a vida das empresas que estão em dívidas. “As empresas participando do desenrola PJ e se livrando das dívidas e num segundo momento posam entrar no ProCred 360 que faz uma linha de corte de até R$ 360 mil de faturamento por ano para que as pequenas empresas tenham acesso a essas linhas de crédito. Isso já vale a partir de julho”, informou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, disse que a expectativa é que o Campinas Innovation Week coloque a cidade no circuito nacional de eventos de tecnologia e inovação. Para ela este seria o principal legado. “O legado é mostrar de fato para o Brasil e para todos o quanto Campinas já é um ecossistema muito forte de ciência, tecnologia e inovação que a gente chama  do vale das deep techs porque são aquelas empresas que têm marcado muito a ciência  e muita tecnologia naquilo que produz”, apontou.

 

Fotos 1 e 2 – Cerimônia de abertura do Campinas Innovation Week.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BRASIL REGISTRA CRESCIMENTO DE TRABALHADORES COM ENSINO SUPERIOR COMPLETO NO MERCADO DE TRABALHO

Concluir uma faculdade nunca foi tão importante e essencial para se ter sucesso e estabilidade …

Facebook
Twitter
LinkedIn