CAMPINAS SEDIA A ABERTURA OFICIAL DA III SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO TRABALHISTA

Pela primeira vez, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região sediou nesta segunda feira (22/05) a abertura oficial da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O evento contou com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira. A solenidade ocorreu no edifício-sede do TRT da 15ª Região, que fica na rua Barão de Jaguara, 901, no centro de Campinas. fachada_sede_trt15_008

Durante a abertura, o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TST, Rogério Neiva Pinheiro, ministrou palestra com o tema “Os Modelos de Negociação”. Na sequência, o ministro Emmanoel, que é gestor nacional do movimento pela conciliação na Justiça do Trabalho, e o presidente do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges, realizaram a inauguração das novas instalações do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT) do 2º Grau do TRT15. Localizado na Rua Conceição, 150, o centro foi ampliado de 168 para 265 metros quadrados A sala de espera ficou maior e mais confortável. Foram criadas também salas específicas para o juiz e para os servidores.

Sob o comando da juíza Kathleen Mecchi Zarins Stamato, titular da Vara do Trabalho de São João da Boa Vista, o Cejusc de 2º grau prioriza a conciliação dos processos em fase recursal, bem como os processos de competência originária previstos no Regimento Interno. O centro, que se mobiliza para intensificar as audiências de conciliação durante os mutirões, também atua em colaboração à 1ª instância, auxiliando unidades congestionadas na realização de audiências em fases específicas como iniciais e liquidação. Durante a semana, que termina na sexta-feira, dia 26/5, estão previstas 220 audiências de conciliação no Cejusc de 2º Grau.

O TRT-15 conta ainda com mais oito Cejuscs de 1ª instância, localizados nos fóruns trabalhistas dos oito municípios-sede de circunscrição do Tribunal em Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Ao todo, foram agendadas mais de 10 mil audiências de conciliação no TRT, que tem jurisdição em 599 municípios paulistas, atendidos por 165 unidades de 1ª instância.

Com o slogan “Para que esperar, se você pode conciliar?”, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, em sua terceira edição, mobiliza os 24 tribunais trabalhistas do País para estimular a solução de conflitos entre patrões e empregados por meio do diálogo e da conciliação. A expectativa é que mais de 30 mil processos sejam resolvidos em uma semana de evento.  A prática, além de ser considerada mais rápida, eficaz e menos onerosa na solução de processos, também ajuda a reduzir o número de processos que tramitam nos tribunais e varas do trabalho.

Foto: Edifício sede do TRT-15 em Campinas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn