CAMPINAS SEDIA ENCONTRO DE EMPRESAS DE FACTORING

A crise econômica no Brasil tem levado os bancos a serem mais criteriosos e  restritivos na concessão de crédito. Isso ocorre devido ao crescimento da inadimplência e do aumento de risco. Nesse quadro, as empresas de fomento comercial factoring têm crescido na conquista de novos clientes. O factoring soma a compra de ativos financeiros provenientes de vendas mercantis à prestação de serviços voltada para as pequenas e médias empresas, tendo por objetivo o fomento de suas atividades. Hamilton IMG_9922

O factoring é um mecanismo de fomento comercial, isto é, de capitalização, visto que a empresa fomentada vende para a factoring seus créditos, gerados pelas vendas e serviços a prazo e obtém dinheiro vivo, proporcionando maior fluxo de caixa para a aquisição de matéria-prima, recolhimento de tributos e pagamento de colaboradores.

O Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo (SINFAC-SP) promove na próxima sexta feira (15/07), das 8h às 13h, o “VI Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial Factoring do Estado de São Paulo”, no Hotel Vitória Concept, que fica na Avenida José de Souza Campos, 425, no Cambuí, em Campinas (SP).  As inscrições são gratuitas. O evento tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

O presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior, acredita que cerca de 200 pessoas vão participar do evento. “Nós estamos inovando nesse evento e fazendo não só para o nosso público que são as empresas de factoring, mas para o público em geral que pode ser nosso possível e potencial cliente. O objetivo desse evento é mostrar a nossa atividade de factoring, pois muita gente não sabe direito o que é e olha com desconfiança”, diz.

Segundo Hamilton de Brito Junior, existem registradas no Conselho de Controle de Atividades Econômicas (COAF) cerca de 6.300 empresas de factoring. Na Receita Federal o número de empresas no segmento chega a 8.300. Para Hamilton efetivamente são 3.200 empresas de factoring em atividade no país.

Atualmente em trâmite na Câmara Federal e sob a análise da Comissão Especial de Deputados e Juristas, a futura lei substituirá a legislação em vigor desde 1850, do código comercial brasileiro. Entre as novisinfac_campinas_40dades, trará um capítulo inteiro sobre fomento comercial (art. 363 a 366), algo tão necessário no atual cenário de escassez de crédito para as micro e pequenas empresas. “Este é um momento propício para regular a atividade, dando mais segurança jurídica ao mercado”, afirma.

Hamilton Brito Junior explica que o factoring não é mais caro que os bancos. “O factoring muitas vezes é mais barato que os bancos, se você considerar o pacote porque o banco pede reciprocidade como seguro, título de capitalização e aplicações. A factoring não pede nada disso. As taxas hoje em dia estão muito parecidas”, finaliza.

A organização do evento dedica um painel para a legislação que redefinirá o modelo de negócios no país, englobando todos os setores produtivos, o novo Código Comercial e que contarásinfac_campinas_42 com o deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE), presidente da Comissão Especial que analisa a futura legislação; com o advogado Fernando Passos, membro da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados; e os consultores jurídicos Alexandre Fuchs das Neves (SINFAC-SP) e José Luiz Dias da Silva (Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring – ANFAC).

O evento terá também uma ampla análise do país, com a jornalista Denise Campos de Toledo, apresentadora do programa diário “Nosso rico dinheirinho”, na rádio Jovem Pan, e comentarista econômica do SBT Brasil e do Jornal da Gazeta. A convidada abordará as “Novas perspectivas econômicas e políticas para o empresariado”.

Nesta edição será homenageado o ex-deputado federal Guilherme Campos, atual presidente dos Correios e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), pelo seu destacado trabalho em prol do fomento comercial e das micro e pequenas empresas, durante o seu mandato na Câmara Federal. A ACIC é apoiadora do evento.

A segunda parte do Encontro, com início às 11h45, terá o painel “Factoring: uma alternativa confiável e séria para o seu negócio”, dividido pelas palestras “História do factoring”, com o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite, e “Vantagens competitivas do fomento comercial”, às 11h30, com o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior.

Os trabalhos serão encerrados com a apresentação, das 12h15 às 13 horas, da Cia Te-Ato de Teatro, que encenará a peça “Factoring: Mitos e Verdades”, em que mostra as agruras de um empresário que escapa da falência após descobrir a existência do factoring.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3105-0615 ou via e-mail – [email protected]. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da entidade – www.sinfac-sp.com.br. A programação está sujeita a alterações sem prévio aviso.

 

Foto 1 – Presidente do Sinfac – SP, Hamilton de Brito Junior

Foto 2 – Apresentação de Hamilton de Brito Junior durante o V Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial Factoring do Estado de São Paulo em Campinas.

Foto 3 – Público participante do evento em Campinas em 2015.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn