CAMPINAS SEDIA SEMINÁRIO SOBRE ATUALIZAÇÕES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS

A PwC Brasil realiza nesta terça feria (27/11) no Vitória Hotel, Av. José de Souza Campos, 425, Cambuí, em Campinas (SP), a partir das 8h30 o seminário “Guia PwC – Fechamento 2018” para discutir pontos relevantes da atualização dos temas contábeis e tributários na elaboração das demonstrações financeiras (DFs) 2018 a serem apresentadas em 2019.

O sócio da PwC Brasil, Nelson Alves, afirma que mais de 100 representantes de empresas da região das áreas financeira,contábil e tributária formada por CFOs, diretores tributários e gerentes contáveis vão participar do evento. “No ano de 2018 diversas alterações tanto na legislação societária contábil ou tributária estão ocorrendo e o nosso papel é destacar aquelas que são mais relevantes ou mais complexas para fazer um debate sobre alcance, aplicação e pontos de atenção”, diz

Entre os temas contábeis previstos estão as revisões de normas e interpretações aplicáveis ao exercício de 2018 e de 2019; os novos CPCs/IFRSs; e outros pontos de atenção para o fechamento das DFs, como a CPC 23/IAS 8 (Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro), além dos lembretes importantes do Impairment de ativos, que trata da deterioração do ativo imobilizado das empresas e, por consequência, de seu controle patrimonial. “International Financial Reporting Standards (IFRS) – emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB) – e normas contábeis brasileiras, os CPCs – emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis -, por exemplo, são o padrão contábil aplicável para as demonstrações financeiras de companhias de capital aberto, instituições financeiras que possuam Comitê de Auditoria e companhias de grande porte brasileiras. No caso da CPC 47/IFRS 15, que trata de Reconhecimento de receita, e da CPC 48/IFRS 9 (Instrumentos financeiros), abordaremos seus impactos e divulgações requeridas, enquanto para a CPC 06(R2)/IFRS 16 (Contratos de arrendamento) pontuaremos como estamos e as divulgações requeridas”, diz Eduardo Vendramini, sócio da PwC Brasil.

Entre os temas tributários, serão discutidos os requisitos e as oportunidades da Rota 2030 (nova política industrial do governo federal para o setor automotivo); a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS por meio da Solução COSIT nº 13/2018; os impactos tributários decorrentes dos novos CPCs; as recentes alterações nas legislações federal e estadual; e a evolução da jurisprudência sobre os principais temas tributários.

Nelson Alves destaca ainda que as alterações contábeis  advém de um processo de internacionalização das normas contábeis brasileiras. “Até o ano de 2007 as normas contábeis  divergiam das práticas contábeis aplicadas em outros países. A partir de 2007 foi por lei estabelecido que a gente deveria fazer um processo de convergência às normas contábeis internacionais. Esse processo tem acontecido ano após ano e como esse processo de convergência produz reflexos nas demonstrações financeiras das empresas há também que se avaliar os impactos tributários dessas mudanças”, conclui.

Para Nelson Alves o seminário será oportuno para que os profissionais das áreas contábil e tributária possam se adequar às novidades e minimizar os eventuais riscos na elaboração das demonstrações financeiras de 2018 a serem apresentadas pelas empresas instaladas na região de Campinas no próximo ano.

O mesmo evento será realizado pela PwC Brasil nas demais praças da firma localizadas no interior paulista – São José dos Campos (dia 28/11), Sorocaba (dia 29/11) e Ribeirão Preto (dia 13/12).

 

Fotos 1 e 2 : Evento realizado em Campinas em 2017 pela PwC Brasil.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

2021: OS IMPACTOS DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO

ARTIGO DE ISMAEL ROCHA Imagine que você está vendo um filme e pausa em determinando …

Facebook
Twitter
LinkedIn