CAMPINAS TECH APRESENTA O WORKSHOP MINDSET LAB- HACKEANDO A NOSSA MENTE PARA PENSAR DIFERENTE

Nesta quinta-feira (16/11), o Campinas Tech promove evento que vai ajudar profissionais de diversos setores a pensar diferente. Denominado, Mindset Lab – Hackeando a nossa própria mente para pensar diferente, o workshop ministrado pelas fundadoras da Ambidestra, Andrea Dietrich e Lilian Cruz, com participação da neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia, visa promover uma verdadeira mudança na forma de pensar em soluções inovadoras, a partir de desafios reais do universo de startups. Workshop Mindset Lab – Hackeando a nossa mente para pensar diferente acontece de 18h30 às 20h30 no CPQD, que fica na Rua Doutor Ricardo Benetton Martins, 1000 Parque II – Campinas (SP). As informações e inscrições podem na Sympla

O encontro é voltado a profissionais inquietos que se veem em situações na qual sentem que as ideias estão limitadas e os problemas difíceis de serem resolvidos. Ou até mesmo para aqueles que sentem resistência para a implementação de um ambiente com pensamento voltado à inovação. Muitas dessas sensações podem ser causadas por uma falta de repertório para inovar ou até por acreditar que não é possível ser criativo em seu ramo de atuação.

É neste ponto que o Mindset Lab vai atuar: por meio de técnicas e exercícios, as facilitadoras vão demonstrar como é possível desenvolver o cérebro e aprender novas habilidades. Além disso, vão mostrar que é possível mudar antigos hábitos e conceitos dentro de startups e até grandes empresas. “O nosso objetivo é desafiar modelos mentais e trazer mudanças efetivas através de exercícios práticos usados com as equipes no dia a dia para destravar: inovação e a criatividade para trazer soluções novas para problemas reais”, explica Lilian Cruz, cofundadora da Ambidestra.

Quando falamos de quebra de padrões e mudanças de comportamento, é importante analisar quais são os fatores que fazem com que um grupo de pessoas ou ambiente se tornem resistentes ou inflexíveis ao novo ou para que tenham dificuldade em absorverem novos aprendizados e se sintam desconfortáveis para tomarem novos rumos. “Uma maneira de experimentar novos modelos de pensamento e comportamentos é  fazer exercícios para o cérebro desenvolver novas conexões neurais, tornando-o mais apto a enxergar as mesmas situações em diferentes perspectivas. Para isso, é necessário criar hábitos cotidianos que estimulem esse exercício e é isso que apresentaremos durante o Mindset Lab”, afirma Andrea Dietrich, cofundadora da Ambidestra.

De acordo com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia, os adultos têm o poder de transformar seus cérebros. A partir da neuroplasticidade é possível ampliar as conexões neurais dando mais espaço para o novo. “O que precisamos é treinar e experimentar novas possibilidades de aprendizagem, abrindo mais espaço em nosso cérebro para isso”, completa Renata.

Assim como um cérebro adulto é capaz de se desenvolver e aprender coisas novas, ele também pode evoluir o seu mindset e ajudar a ter um pensamento menos rígido e mais voltado para soluções e inovações.  Para ser mais criativo no dia a dia, uma dica valiosa é estimular os cinco sentidos.

Exercitar os nossos sentidos potencializa a relação com o ambiente e com outros seres vivos, além disso, cria um cenário adequado para a criatividade. Se a criatividade é a habilidade de misturar referências e experiências para conceber ideias novas, então  tato, olfato, paladar, visão e audição desempenham um papel fundamental nesse processo. Brinque e divirta-se com o processo, não limite-se apenas às idéias convencionais, permita-se explorar novas possibilidades.

Os participantes do Midset Lab receberão diversos estímulos por meio de conteúdo, experiência e pratica para que consigam despertar a criatividade e levem isso para a sua rotina diária.

 

Foto 1 – Lilian Cruz, cofundadora da Ambidestra.

Foto 2 – Andrea Dietrich, cofundadora da Ambidestra.

Foto 3 – Neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn