CAMPINAS TEM A PRIMEIRA CLÍNICA DE ENDOSCOPIA COM CERTIFICAÇÃO DA ONA

A Sollen Diagnósticos de Campinas (SP), que atua com procedimentos terapêuticos e diagnósticos, acaba de receber a Certificação de Acreditado ONA. Em todo estado de São Paulo, a Clínica é a primeira a possuir tal certificação em seu segmento.Foto Recepção Sollen com Certificação ONA (1)

A Sollen Diagnósticos está em processo de avaliação da ONA desde 2016 e esse ano recebeu o Certificado de Acreditado. A acreditação ONA ocorre em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. O nível Acreditado é concedido para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Para os diretores, Gustavo Sevá Pereira e Vilmar Luís Trombeta, é vital que a diretoria proporcione o melhor ambiente possível para a prática assistencial. A importância da excelência da gestão nos serviços de saúde é ainda mais relevante por refletir na cultura da segurança, com procedimentos mais precisos e eficientes tanto para os pacientes quanto para os profissionais, bem como no gerenciamento dos riscos assistenciais. Acrescenta-se a isso o fato de que, atualmente, o cliente de saúde é munido de informações por diferentes meios de comunicação e está exigindo cada vez mais a qualidade dos serviços.

Esse reconhecimento permite que a instituição não se acomode e esteja sempre melhorando suas práticas, trazendo um novo desafio a cada avaliação para a recertificação. “Um processo de certificação não é algo simples. Na Sollen tivemos uma série de desafios, como a quebra de paradigmas dos profissionais envolvidos e o desenvolvimento de processos de atendimento contínuo e integrado, fazendo cada setor compreender suas atividades e relevância no atendimento ao paciente”, explicam os diretores.Selo ONA JULHO 2017

O processo de acreditação acarretou, além do aperfeiçoamento e intensificação dos Programas de Melhoria Contínua, na revisão da infraestrutura física da Clínica. “No ano passado nosso maior desafio contemplou os processos críticos, que vão desde o acolhimento de pacientes e familiares até a entrega, por exemplo, de um diagnóstico preciso que irá estabelecer o tratamento mais adequado ao paciente”, revelam.

E esse caminho envolve o atendimento, a execução dos procedimentos médicos, a estrutura física, entre muitos outros. “Por toda essa complexidade, a gestão reveste-se de importância primordial”, esclarecem os diretores da Sollen Diagnósticos.

De acordo com Gustavo e Vilmar, por meio da aplicação de conceitos inerentes a Excelência em Gestão, inúmeras organizações de saúde têm obtido excelentes resultados. “Para o complexo sistema de saúde, é necessária a adoção de um modelo que permita uma visão total da gestão organizacional, a eficiência do uso dos recursos, o compromisso com a segurança e a qualidade do cuidado, além da garantia de um ambiente seguro aos pacientes e profissionais. Um modelo de gestão eficiente é capaz de gerar essa ação transformadora para garantir uma melhor condição de vida a toda a população”, afirmam.

Segundo os diretores, a instituição procura na Acreditação ONA, a garantia de qualidade da assistência através de padrões previamente definidos e pretende continuar aperfeiçoando os processos de melhoria na busca pela excelência da qualidade, mantendo o nível I e conquistando os próximos níveis.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality

in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como programas da saúde e prevenção de riscos.

Em processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde e com uma equipe de profissionais altamente especializada, além de equipamentos de última geração, há cinco anos, a Sollen Diagnósticos, atua com procedimentos terapêuticos e diagnósticos, oferecendo: endoscopia digestiva e colonoscopia digitais de alta resolução, manometria esofágica, manometria anorretal e phmetria esofágica, além de aplicação de plasma de argônio, colangiopancreatografia endoscópica retrograda e elastografia.

Conta com equipe de anestesistas em tempo integral e realiza exames aos sábados, oferecendo a possibilidade de endoscopia e colonoscopia no mesmo agendamento, Mensalmente cerca de 1.000 exames são realizados em suas instalações, sendo grande parte para prevenção de câncer de intestino.

Em todo estado de São Paulo, a Sollen Diagnósticos em Aparelho Digestivo é a primeira em seu segmento que possui a Certificação de Acreditado ONA, concedido para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Foto 1 – Recepção da Sollen Diagnósticos de Campinas.

Foto 2 – Certificação de Acreditado ONA.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TOLEDO DO BRASIL OBTÉM, PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, ZERO NÃO CONFORMIDADE NA AUTORIA DO SGI

Pelo terceiro ano consecutivo, a Toledo do Brasil, líder no País em soluções de pesagem …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn