itinerantes da Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da
América Latina, será realizada em Campinas (SP) . O evento ocorre no dia 25 de março,
no Espaço Guanabara, que fica na Rua Osvaldo Cruz, 300, no bairro Guanabara, em
Campinas e pretende reunir cerca de 30 expositores da área de marketing
promocional, que buscam bons negócios e a aproximação com as empresas da Região
Metropolitana de Campinas (RMC).
no Brasil, movimentando R$42,3 bilhões no país, com uma expectativa de 15% de
aumento para esse ano, segundo informações da
Associação de Marketing Promocional (AMPRO). “A Copa no Brasil vai
incentivar o crescimento do setor e as empresas que não investirem neste início
de ano correm o risco de ‘desaparecer, perder espaço’. As grandes oportunidades
estarão mais concentradas no primeiro semestre, mas a Copa deve puxar também os
resultados do segundo, mesmo em ano eleitoral. Quem não investir agora vai
perder mercado, minimizando as chances de recuperação no segundo
semestre”, explica Kito Mansano, presidente da AMPRO.
do mercado deve se dar, especialmente, nos eventos, nas ações promocionais para
o consumidor final e nas ativações de marca. “Mesmo as empresas não
patrocinadoras oficiais da Copa ainda têm muito espaço para trabalhar no que
chamamos de ‘marketing complementar’, respeitando as exigências da FIFA, sem
precisarem incorrer no marketing de emboscada”, afirma.
entre todos os expositores e visitantes, a Brazil Promotion Road Show, com
duração de um dia, deve ser visitada por mais de 800 profissionais responsáveis
pela contratação e pela compra de produtos e serviços do setor. A feira
apresenta os melhores fornecedores com as últimas novidades em brindes e
produtos promocionais, serviços para eventos e soluções para merchandising no
ponto de venda. Campinas, a única cidade do interior a receber a exposição, foi
escolhida para receber a versão itinerante, que vem para a cidade pela sexta
vez. Em edições anteriores, o evento passou por cidades como Rio de Janeiro,
Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Recife.
e da Brazil Promotion, Auli de Vitto, também destacou que a Copa do
Mundo também deve ser um tema presente nesta edição do Road Show em Campinas.
Auli de Vitto acrescentou que muita coisa foi encomendada pelas empresas em
termos de brindes promocionais no ano passado. “A Copa do Mundo normalmente é uma
oportunidade não só para os grandes patrocinadores, que já entenderam isso em
outros países e já fazem regularmente isso nas suas ações, mas também quando a
copa é realizada no próprio país é uma oportunidade grande de todo mundo entrar
no mesmo ritmo de energia positiva que ela passa a gerar e fazer uma associação
de suas marcas com brindes que traduzam os conceitos que a empresa quer tornar
público com o mercado. Esse clima de entusiasmo abre essa oportunidade da marca
se posicionar junto ao consumidor num momento de alegria associando a sua marca
com o conceito que ela quer passar e uma forma de tangibilizar isso é através
do brinde”, diz.
De acordo com dados do Instituto de
Planejamento e Tributação (IPT) existe no Brasil 11,66 milhões de empresas.
“Mesmo que você considere que as maiores não cheguem a 10 mil, mesmo assim você
tem diversas ações que podem ser implementadas pelas empresas no contato com o
seu público alvo e diversas ações que serão implementadas em endomarketing,
quando as empresas reúnem grupos de funcionários para criar uma integração maior entre suas
equipes e isso vai gerar também demanda de brindes e produtos promocionais.
Este é o mote que mantém o mercado entusiasmado e o mercado com um olhar
bastante positivo nessa direção”, destacou.