CAMPMODAL FORTALECE E ESTREITA LAÇOS DA CADEIA LOGÍSTICA

O Estado de São Paulo está entre as 20 maiores economias do mundo e a Região Metropolitana de Campinas (RMC) detém 82% do PIB estadual e 27% do PIB nacional. Esses índices colocam a região de Campinas como uma das mais importantes do país. Além de reunir uma série de empresas de alta tecnologia e inovação, a região ainda possui uma alta infraestrutura logística através de ferrovias, rodovias, hidrovias e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Diante desse quadro, traçar diretrizes para o enfrentamento dos grandes desafios do setor logístico, considerado por economistas um dos mais importantes propulsores do desenvolvimento resultou na Carta Logística da Região Metropolitana de Campinas elaborada ao final da realização do CampModal 2018, que ocorreu em Paulínia.CampModal_MesaAbertura-1_Crédito_Roncon&Graça Comunicações - Cópia

O CampModal 2018 reuniu agências reguladoras nacionais como ANAC, ANTAQ e ANTT, as grandes operadoras logísticas e todos os agentes envolvidos no setor de transporte e logística. O diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, José Nunes Filho, destacou os potenciais logísticos existentes na RMC  e a necessidade de se explorar ainda mais a multimodalidade. “A multimodalidade tem mais importância ainda porque nós limitamos o nosso crescimento e o nosso desenvolvimento ao que temos hoje de modalidades disponíveis. Nós temos muitas indústrias de alta tecnologia aqui porque nós temos um aeroporto que consegue transportar produtos em volumes pequenos com alto valor agregado. Se nós tivéssemos uma rede ferroviária robusta para Santos hoje, talvez a gente desenvolvesse outros setores que demandam commodities como matéria prima, produtos de valor agregado baixo e alto volume. Esse pedaço da oportunidade de desenvolvimento nós estamos perdendo”, enfatizou.

O diretor de Infraestrutura do Ciesp Estadual, Julio Diaz, disse que a carta logística reúne todos os gargalos a as propostas apresentadas durante os painéis para ampliar a multimodalidade logística.  “Essa carta resume os principais pontos importantes para a solução da multimodalidade no Brasil que são sugestões das entidades governamentais, do setor de logística, da indústria e da sociedade em geral. Todos nós compromissados com o mesmo objetivo e vamos continuar buscando esses objetivos cobrando isso do nosso governo, do congresso e da própria sociedade que aqui vai entrar com os investimentos e com a operação dessa solução”, destacou.

Júlio Diaz disse ainda que a RMC é um grande centro logístico porque tem todos os modais muito bem explorados. “Precisa uma melhor integração e precisa ainda investimento. A sociedade e os operadores logísticos colocaram aqui as suas dificuldades e sugestões para a busca da multimodalidade. Esse documento trará essas sugestões para conhecimento de todos”, completou.

O secretário-executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Bruno Pessanha Negris conheceu o pleito dos empresários da RMC em relação às questões de multimodalidade logística e que isso vai facilitar a tomada de decisões em busca da simplificação nos seus aspectos tributários. Bruno Negris considera de suma importância o setor de logística para a atividade econômica  no Brasil e que o elo entre a produção e o consumidor é o multimodal transporte. “É importante simplificar o modelo logístico do país fazendo com que as cargas sejam mais rápidas, mais seguras de chegar ao seu destino, diminuindo custos e estimulando cada vez mais o crescimento da atividade. O Brasil precisa de muito investimento, principalmente em infraestrutura, , seja ela ferroviária ou terrestre, mas o Ministério da Fazenda trabalha na linha de simplificar o modelo tributário e obrigacional do setor no tocante aos seus documentos fiscais para garantir isso”, declarou.

Foto: CampModal 2018 realizado em Paulínia (SP).

Crédito: Roncon & Graça Comunicações.

 

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/campmodal-fortalece-e-estreita-lacos-da-cadeia-logistica/
Twitter
LinkedIn

Veja também

VOOPTER PREVÊ CRESCIMENTO DE 120% ATÉ O FINAL DE 2018

O Voopter, aplicativo brasileiro líder em comparação de preços de passagens aéreas, espera crescer 120% …

Deixe uma resposta

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/campmodal-fortalece-e-estreita-lacos-da-cadeia-logistica
Twitter
LinkedIn