CANCELAMENTO DE RUÍDO: O QUE É E COMO ELE FUNCIONA?

“Cancelamento de ruído” é uma das expressões tecnológicas mais utilizadas no mercado fonográfico atualmente. Presente em alguns dos headsets mais avançados, a funcionalidade auxilia empresas no aumento da concentração e produtividade de seus funcionários.

Desenvolvida por Lawrence Jerome Fogel, a tecnologia de cancelamento de ruído foi projetada, inicialmente, para o uso no campo da aviação. Dadas as diversas possibilidades de aplicação, alguns anos depois ganhou força em outras áreas e hoje é uma das mais importantes aliadas no meio corporativo. “Existem dois tipos de cancelamento de ruídos: o passivo e ativo”, explica Alexssander Camargo, Gerente de Produtos da SigmaOne, distribuidora Jabra no Brasil. “O primeiro é o que existe em todos os fones. O cancelamento acontece por meio dos revestimentos utilizados, como espumas ou estruturas emborrachadas, que isolam sons externos com o bloqueio da cavidade auricular. Já o cancelamento ativo se dá de outra forma. Trata-se de  uma espécie de microfone interno capaz de captar os ruídos do ambiente e realizar uma espécie de “espelho”, que reflete as ondas sonoras externas, cancelando-as”,  complementa o executivo.

Por se tratar de uma tecnologia que auxilia as companhias na busca pela colaboração mais efetiva por parte de seus funcionários, o que antes era uma demanda exclusiva das empresas de  teleatendimento, hoje está ganhando espaço em outras áreas. “Uma pesquisa realizada pela Jabra mostra que uma pessoa pode levar até 23 minutos para retomar a concentração, uma vez que esta tenha sido desvirtuada por estímulos externos. Dessa forma, ao optar pelo uso de devices com essa tecnologia, a empresa minimiza as distrações, aumenta a concentração dos seus colaboradores e, consequentemente, a sua produtividade e o lucro da corporação”, comenta Camargo.

Referência mundial em soluções de áudio, a Jabra conta com um time de 180 pesquisadores totalmente dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias. “Com headsets dotados de tecnologia de ponta, a marca possui um extenso know how quando falamos de mercado fonográfico. Além do cancelamento de ruído ativo, a Jabra também possui gadgets com luz indicativa de uso, que evitam interrupções indesejadas durante uma ligação, além de inúmeras soluções que têm como objetivo melhorar os resultados de quem trabalha ao telefone”, finaliza Alexssander.

Parte do GN Group, a Jabra é referência na criação de recursos de áudio no mundo. Há oito anos no Brasil, a marca se destaca pela inovação, qualidade e uma linha completa de produtos direcionados ao mundo corporativo. Com aproximadamente 2,3 mil clientes apenas no Brasil, a Jabra contabiliza o índice de taxa de conversão em venda de 80% quando os clientes vivenciam os produtos e conta com uma equipe de 180 engenheiros que trabalham continuamente para o desenvolvimento de seus produtos. Esse é o mundo Jabra, distribuído pela SigmaOne por meio de sua sede em Curitiba, unidade de negócio em São Paulo e revendedores em todo o Brasil.

 

Foto: Alexssander Camargo, Gerente de Produtos da SigmaOne.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LEANDRO KARNAL FAZ PALESTRA EM SUMARÉ

Acontece nesta quinta-feira (09/05), às 19h, no Clube Recreativo, que fica na Av. Rebouças, 863, …

Facebook
Twitter
LinkedIn