CÃOZINHO TOSSINDO PODE SER COLAPSO DE TRAQUEIA

Você tem percebido que o seu cãozinho está tossindo com frequência? Cuidado, ele pode estar com colapso da traqueia! Trata-se de uma doença progressiva, causada por um enfraquecimento de anéis traqueais. Independente da idade do animal, o problema, que pode ser adquirido ou congênito, pode estar associado também ao relaxamento da membrana da traqueia e à degeneração da cartilagem de anéis traqueais.

De acordo com a Dra. Monica Mac Knight, do Hospital Veterinário Taquaral, em Campinas (SP) os cachorros de pequeno porte são os que apresentam maior predisposição à doença. Raças como Poodle, Yorkshire Terrier e Maltês estão na lista dos mais suscetíveis, tanto machos, quantos fêmeas. “É bom observar porque essa tosse piora se for feita uma leve pressão no pescocinho do animal ou durante uma leve excitação que ele apresentar por algum motivo. Em pacientes com o quadro mais grave, a língua tende a ficar roxa (cianose), tem falta de ar (dispneia), engasgos, ruídos respiratórios, intolerância à exercícios e até desmaios”, frisa a Dra. Monica.

Segundo a veterinária, um fator preocupante e que se torna ainda mais agravante é a obesidade. Animais gordinhos apresentam, por si só, uma redução de sua capacidade respiratória. “Se ele tem uma crise de tosse, devido à diminuição do espaço, há uma interferência no fluxo de ar que vai para os pulmões e ele sofrer bastante”, salienta.

Diagnóstico

Além do exame clínico de consultório, a radiografia é um bom recurso para ajuda a definir o diagnóstico. A Dra. Monica ressalta, porém, que não é descartada a necessidade de verificação das vias aéreas com exames como a endoscopia, a traqueoscopia, a broncoscopia e ultrassonografia da traqueia.

A veterinária destaca que não existe uma causa precisa e específica para o colapso de traqueia. Podem ser fatores genéticos, nutricionais, alérgicos, deficiência neurológica, degeneração da matriz cartilaginosa ou outros motivos.

 

Fotos 1 e 2: Dra. Monica Mac Knight, do Hospital Veterinário Taquaral.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BRASIL REGISTRA CRESCIMENTO DE TRABALHADORES COM ENSINO SUPERIOR COMPLETO NO MERCADO DE TRABALHO

Concluir uma faculdade nunca foi tão importante e essencial para se ter sucesso e estabilidade …

Facebook
Twitter
LinkedIn