CAPACIDADE DE NEGOCIAÇAO ALAVANCA CARREIRAS NO MERCADO CORPORATIVO

No mundo corporativo, as empresas procuram, cada
vez mais, por profissionais que tenham capacidade
de negociação para obter resultados positivos.
A postura, o tom de voz e as atitudes podem determinar o sucesso ou fracasso de
uma negociação.

Segundo o coordenador do PÓS-MBA em Negociação
Empresarial da IBE-FGV, Murilo Ramos Alambert Rodrigues, a capacidade de
negociação é primordial para momentos da vida profissional e pessoal.
“Negociamos o tempo todo: no café, na rua, no trabalho, com os filhos… A
habilidade que você tem para o convencimento e saber lidar com esses momentos é
que vai determinar se você vai ou não alcançar o objetivo ou até mesmo ter
menos conflitos”, aponta. 

A diretora da Business Partners Consulting interior
São Paulo, Viviane Gonzalez, que trabalha com recrutamento de candidatos,
revela que um profissional com perfil negociador tem grande valia no mundo
corporativo, e as próprias seleções já são elaboradas para identificar
qualidades relacionadas a esse perfil.
“Dinamismo, proatividade, comunicação e poder de negociação são as
características mais procuradas. Muitos possuem a ideia equivocada de que
negociar é apenas para profissionais de vendas ou marketing. No entanto, as
organizações exigem colaboradores que saibam convencer, argumentar e vender
suas ideias e projetos”, aponta.

Para Murilo Rodrigues, em uma negociação é
primordial que a pessoa saiba onde quer chegar. Para isso, existe uma série de
etapas que devem ser respeitadas e seguidas, com planejamento e estratégias bem
definidas. Nesse processo, a comunicação possui papel fundamental. “O bom
negociador sempre tem um Plano B. O primeiro ponto é conversar e descobrir os
interesses das partes. Em seguida, é
necessário atender aos interesses do próximo, desde que isso também atenda às
suas necessidades. No entanto, é importante ressaltar que a melhor estratégia
de negociação é ser colaborativo, e não competitivo”,
destaca.

Confira algumas dicas do especialista:

1)      Tenha amplo conhecimento sobre o que está falando.

2)      Nunca negocie sobre pressão.

3)      Procure um tom de voz e posicionamentos que não
sejam agressivos.

4)      Mantenha uma boa postura corporal e tome cuidado
com o excesso de gestos.

5)      Seja comunicativo e prestativo.

6)      Faça o máximo para entender as razões da outra pessoa. Seja compreensível e saiba ouvir.
Após isso, exponha as suas propostas.

7)      Não tenha medo de pensar que pode estar errado. Se
isso acontecer, busque alternativas (Plano B).

8)      Preserve um bom relacionamento, isso abre portas.

9)      Cumpra compromissos, metas e prazos. Desculpas
nunca caem bem.

10)  Toda
negociação busca a convergência dos interesses. Conciliá-los é o grande
desafio.

 Foto: Diretora da Business Partners Consulting interior São Paulo, Viviane Gonzalez
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