CARACTERÍSTICAS DO NOVO GERENTE

28 de março de 2016.
ARTIGO DO PROFESSOR DE ROBSON PANIAGO

• Prosperar no caos.
As ambiguidades do local de trabalho têm aumentado o stress e a estafa entre os
gerentes. Os gerentes de sucesso prosperam na incerteza e convertem a mudança
rápida em oportunidade.
• Ser um treinador.
Predominando na maior parte deste século, o gerente-como-chefe tomava decisões,
dava ordens e controlava as atividades. Os gerentes de hoje precisam praticar a
orientação, o encorajamento e a motivação para criar um ambiente onde os
trabalhadores possam se superar.
• Delegar poder aos
funcionários. Os gerentes estão abrindo mão de sua autoridade e delegando poder
a seus funcionários. Aqueles aos quais se ensinou que os gerentes deveriam ser
pessoas que “assumem o comando” e não compartilham a autoridade para tomar
decisões têm encontrado dificuldades para adaptar-se à delegação de poder aos
funcionários.  A fonte de autoridade pode
se basear nos grupos de trabalho.
• Compartilhar
informações. Os gerentes tradicionais controlavam as informações porque
compartilhá-las significaria aumentar o poder dos trabalhadores. Uma vez que os
indivíduos e as equipes aos quais se delega poder precisam estar a par das
informações para realizar seus trabalhos, os gerentes contemporâneos devem ser
“canais”, captando e compartilhando informações com os membros de suas
unidades. Alguns gerentes se sentem ameaçados por compartilhar informações com
os funcionários.
• Sensibilidade às
diferenças. Embora os valores, necessidades, interesses e expectativas dos
trabalhadores nunca tenham sido homogêneos, esses elementos variavam menos
antes dos anos 1970 do que agora. Os gerentes de hoje não podem supor que todos
os trabalhadores tenham desejos, necessidades e motivações semelhantes. Dessa
forma, devem estar alertas a diferenças e preconceitos como os de sexo, raça,
idade no local de trabalho.
Robson Paniago é
professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del
Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São
Marcos – SP.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VOKAN CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O mercado de aeronaves e embarcações marítimas está em expansão no Brasil, com números excepcionais …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn