CENTRO PROFISSIONAL DOM BOSCO GANHA SALA MAKER INSTITUTO 3M

Referência em cursos técnicos na cidade de Campinas há 51 anos, o Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), obra social da Escola Salesiana São José, inaugura nessa sexta-feira (25/08), a Sala Maker Instituto 3M. O espaço foi viabilizado através do prêmio “Escola Pioneira do Desafio de Inovação Instituto 3M”, concedido ao CPDB por ocasião da sua participação na Mostra Técnica do Instituto 3M.

A inauguração da Sala Maker Instituto 3M acontecerá daqui a pouco, às 13h30, na Escola Salesiana São José com a presença dos diretores do Instituto 3M e dos diretores da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia USP (FEBRACE). Segundo Rafael Belletti, coordenador do CPDB a sala oferecerá aos alunos várias ferramentas e maquinários diferençados, incentivando os estudantes a usarem seu potencial criativo, através de um ambiente colaborativo e personalizado aos cursos técnicos do Centro. “Nosso projeto foi desenvolvido para a montagem de uma sala maker, porque a cultura maker sempre esteve presente no CPDB. O objetivo com essa iniciativa é posicionar o aluno como protagonista do seu aprendizado, possibilitando novas e significativas experiências, tendo como foco a inovação na prática pedagógica”, ressalta o coordenador.

Belletti explica que no ambiente de ensino do CPDB, a cultura maker estimula os estudantes a desenvolverem projetos de maneira prática. Essa metodologia ativa do CPDB é baseada em espaços colaborativos, por meio dos quais os educandos têm a oportunidade de trabalhar competências e habilidades fundamentais para a vida. “Um dos principais objetivos da cultura maker adotada no CPDB é proporcionar que os alunos consigam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, eles são expostos a variados recursos em busca de soluções para problemas propostos nas atividades escolares”, observa Rafael. Segundo o coordenador, a cultura maker representa uma estratégia para aumentar o engajamento dos discentes, já que promove a interdisciplinaridade na prática. “Ao adotar essa metodologia, o CPDB sempre tem uma representatividade muito significativa em feiras e mostras, tendo conquistado muitos prêmios nos últimos anos, o que comprova o estímulo à criatividade, incentivo à imaginação, invenção e recriação com o uso de diferentes linguagens pelos nossos alunos”, comemora Belletti.

O Centro Profissional Dom Bosco oferece há mais de 50 anos cursos técnicos de nível médio inteiramente gratuitos, tendo contribuído com o desenvolvimento integral e com a realização pessoal de cerca de seis mil jovens carentes, inseridos no mercado de trabalho através de formação profissional diferenciada e transformadora.

 

Foto: Rafael Belletti, Padre Alexandre Luis de Oliveira e Alencar André David durante cerimônia de recebimento do prêmio “Escola Pioneira Instituto 3M”.

Crédito:

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS TEM COMO TEMA MOBILIDADE URBANA INTELIGENTE DE FORMA SUSTENTÁVEL

Neste episódio do podcast Panorama de Negócios vamos falar sobre mobilidade urbana inteligente de forma …

Facebook
Twitter
LinkedIn