CEO DO GIRAFFAS É O NOVO PRESIDENTE DO INSTITUTO DE FOODSERVICE BRASIL

27 de janeiro de 2016.
O Instituto
Foodservice Brasil (IFB), formado pelos líderes das principais e mais
relevantes empresas do mercado de Foodservice, tem novo presidente. Tupa Gomes,
presidente da Martin Brower, passou o posto de comando do IFB para Alexandre
Guerra, CEO do Giraffas. Tupa ainda fará parte do conselho do Instituto, que
abrange um mercado com números superlativos, totalizando o valor estimado de R$
60 bilhões de faturamento e empregando mais de 220 mil colaboradores.  Em termos de pontos de venda são mais de 9.600,
com projeção para 2016 de 10.700 estabelecimentos, e que atendem hoje, cerca de
80 milhões de consumidores por mês.
Desde 2011, o setor
de Alimentação Fora do Lar (foodservice) vem passando por uma forte evolução,
com crescimento médio anual acima de 9%, contudo, segundo o último Índice de
Desempenho Foodservice (IDF) de janeiro, produzido mensalmente pelo IFB, com
análises da GS&MD – Gouvêa de Souza, o indicador apontou crescimento
nominal de 6,0 % (sobre o mesmo mês do ano anterior) no faturamento nominal de
vendas dos operadores de restaurantes. Já no conceito de vendas mesmas lojas
(estabelecimentos abertos há 13 meses, desconsiderando lojas fechadas ou em
reforma), o resultado apurado foi de decrescimento nominal de 0,2% para o mês.
Em 2015 apenas dois
meses tiveram crescimento acima de dois dígitos, sinalizando um momento de
insegurança da economia brasileira, justificada pelos últimos indicadores macroeconômicos
divulgados, que são os principais influenciadores para o baixo resultado do
consumo e do varejo, como o nível de desemprego, que ultrapassou os patamares
do ano de 2010, de 6,7%, chegando a 6,9% em 2015, a contínua desaceleração da
massa salarial, o encarecimento e restrição na concessão do crédito e o recorde
de baixa na confiança do consumidor,  que
atingiu 75,2%, no mês de dezembro de 2015, o menor patamar desde o inicio da
série em setembro de 2005.
Apesar de um
crescimento menor nas vendas, os associados apontaram que o repasse da inflação
em seus estabelecimentos foi abaixo que a inflação apurada pelo IPCA (IBGE),
reafirmando o compromisso que o Instituto tem com os consumidores. As empresas
informaram que o aumento de preços foi de 9,6%, enquanto que o IPCA total de
dezembro (acumulado de 12 meses) foi de 10,67%, já o IPCA de Alimentação no
Domicílio foi de 12,92% e de Alimentação Fora do Lar foi de 10,37%.
Segundo projeções
trimestrais de vendas dos operadores de restaurantes do IFB para 2016, o
Instituto conclui que o ano será um pouco melhor que o ano 2015. A projeção do
indicador de venda nominal total para o primeiro trimestre de 2016 (crescimento
sobre o mesmo trimestre do ano anterior) deve atingir o patamar de 7,2%, já no
conceito mesmas lojas, a previsão de crescimento será de 2,5% para 2016.
No ano de 2015, houve
crescimento de 6,2% nas vendas. O IBF sinaliza crescimento de vendas de 7,7%
para 2016, já no conceito mesmas lojas o setor teve um decréscimo de 0,5% em
2015 e prevê um aumento de 3,8% para 2016.
Com o objetivo de
unir forças para ajudar o mercado a se desenvolver, o IFB possui 35 associados:
AmBev, Aryzta, Aurora, BFFC, BRF, Burger King, Coca-Cola, Comfrio, Croasonho,
Forno de Minas, Giraffas, GRSA, Grupo Trigo, GS&MD, Habib’s, International
Meal Company, Ipiranga, JBS, Kerry Junior, MAKRO, Mania de Churrasco, Marfrig,
Martin Brower, McCain, MC Donald´s, Nestlé, Outback, Polenghi, Sapore, Sodexo,
Subway, Unilever, Vigor, Yum! e Zamboni. “Vivemos um momento desafiador
para o Varejo e, consequentemente para o Fooservice. Temos menos consumidores
na rua com disposição ao Consumo devido à diminuição da renda de sua família ou
impactados por uma incerteza em relação à sua renda no futuro. Apesar disso, o
Foodservice ainda cresce e continuará crescendo, pois o hábito da alimentação
fora do lar no Brasil continua aumentando, seja pelas exigências da nova
dinâmica do cotidiano das pessoas, seja por uma escolha, como a opção de lazer.
O IFB, como representante dos principais grupos empresariais que atuam em toda
a cadeia de valor do Food Service, trabalha para encontrar soluções a
ineficiências logísticas e tributárias que trazem custos ao Consumidor,
garantir segurança alimentar e sustentabilidade nos processos de produção,
contrapor ao mercado informal e desenvolver as pessoas já que estamos entre os
maiores empregadores do Brasil”, declara Alexandre Guerra, presidente do
IFB.
Foto: Presidente do IFB e CEO do Giraffas, Alexandre Guerra.
Crédito: Divulgação.
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