CEO DO MR. CHEFF DÁ DICAS PARA QUEM QUER EMPREENDER NO SETOR DO FOODSERVICE

Estudo “Crest”, realizado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), aponta que no último trimestre de 2022, quando os consumidores gastaram R$ 56,5 bilhões com o setor, o foodservice registrou um aumento de 10%. Ainda naquele ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que, no mercado de franquias, o segmento foi o que mais cresceu, alcançando um faturamento de mais de R$ 39,8 bilhões.

Neste cenário, Flávio Gagliardi, CEO do Mr. Cheff, rede de restaurantes que tem como propósito oferecer comida de qualidade por um preço acessível para todos os públicos, dá dicas para quem quer empreender no segmento de alimentação.

Segundo o executivo, os primeiros requisitos para empreender no foodservice é gostar do segmento e ter disposição para trabalhar. “O foodservice é um ramo apaixonante, mas também é muito dinâmico. As coisas acontecem rápido, por isso, é preciso estar focado, trabalhar com afinco, acompanhar a operação do negócio no dia a dia, ter dedicação e comprometimento com o que está fazendo”, explica Gagliardi.

De acordo com o CEO do Mr. Cheff, além dos bons números registrados no franchising, investir em uma franquia é um bom negócio para quem quer empreender no segmento devido à maturidade de marca no mercado. “É necessário muito tempo e recurso financeiro para iniciar um negócio solo e alcançar o sucesso, pois o mesmo depende de erros e acertos. Quando se adquire uma franquia, você está investindo em uma marca já consolidada que tem estrutura para oferecer apoio e experiência necessários para crescer no mercado”, comenta Gagliardi.

Conforme uma pesquisa elaborada pela Galunion, consultoria especializada no foodservice, para os brasileiros, os dois principais aspectos na hora de escolher um restaurante são: consumir uma comida gostosa (61%) e preço justo (58%). Neste aspecto, Gagliardi ressalta que ter qualidade e preço acessível é o grande segredo para se destacar. “As grandes marcas não trabalham apenas a questão do valor, elas oferecem qualidade. É necessário utilizar bons ingredientes e disponibilizar os produtos por preços adequados aos consumidores de modo geral”, explica.

Para finalizar, o CEO do Mr. Cheff alerta que a concorrência é o maior desafio para  quem quer empreender e, para lidar com ela, é necessário inovar. “A concorrência acaba sendo uma mola propulsora que faz com que a gente corra atrás e se reinvente. Nesse aspecto, acredito que é importante ir ao encontro do que o cliente anseia ou espera de nós”, comenta Gagliardi.

Segundo o executivo, um bom exemplo são as adaptações que ele faz no cardápio do Mr. Cheff de acordo com a região em que a marca está chegando. “Quando vamos inaugurar uma unidade em um novo local, a gente verifica quais são os produtos que o cliente da região tem o costume de consumir e quais os pratos que não podem faltar para incluímos em nosso cardápio. Sem fugir da espinha dorsal da rede, oferecemos o que o consumidor procura”, exemplifica.

Fundada em 2011 na cidade de Londrina (PR), a rede Mr. Cheff se destaca na praça de alimentação dos shoppings pela quantidade de comida no prato, que é muito bem servido, e a qualidade dos produtos utilizados, o que dá mais sabor à comida caseira. No cardápio, porções, pratos executivos e gratinados que tem a proposta de oferecer um preço acessível para todos os públicos. Já o carro-chefe é a porção ‘A Famosa’, que seduz o cliente tanto pelo tamanho (2kg) quanto pelo preço, disposta em formato de pirâmide com frango à milanesa, batatas fritas e calabresa. No franchising desde 2018, tem 20 unidades nos estados de Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

 

Foto:  Flávio Gagliardi, CEO do Mr. Cheff.

Crédito: Divulgação.

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