CERTIFICAÇÃO CREDENCIA VITÓRIA HOTEL CONCEPT CAMPINAS EM SUSTENTABILIDADE

20 de fevereiro de 2015.
Pesquisa realizada pela Associação
Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e divulgada no final
de janeiro revela que Campinas está entre as 10 cidades do país com destinos
corporativos. Juntas, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam 49%
da preferência dos viajantes. Em seguida aparecem Brasília (10%), Belo
Horizonte (8%), Salvador (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%), Recife (5%) ,
Campinas (4%) e Fortaleza (3%). Essas 10 cidades representaram 97% dos destinos
nacionais.
Campinas (SP) representa o mesmo
percentual de Roma com 4% e supera outros destinos internacionais corporativos
como Las Vegas (3%), Bogotá (2%), Cidade do México (2%) e Milão (2%).
Além disso, Campinas conta com uma
rede hoteleira importante com foco em turismo de negócios para a realização de
congressos e eventos corporativos. Uma dessas redes é o Vitória Hotel Concept
Campinas que é o primeiro hotel de São Paulo a receber a certificação da
norma  ABNT NBR 15.401:2006 Meios de Hospedagem – Sistema de gestão da
sustentabilidade. No país, apenas 10 hotéis possuem essa certificação.
Para a engenheira ambiental do Grupo
Vitória Hotéis, Letícia Mancini, a certificação é importante dada a exigência
cada vez maior dos viajantes. “A norma ABNT NBR 15401 tem como objetivo o
fortalecimento do setor turístico, uma vez que os viajantes estão cada vez mais
exigentes e os destinos, tanto nacionais como internacionais, mais
competitivos”, diz.
Letícia Mancini disse ainda que o
desenvolvimento sustentável faz parte dos valores preconizados pelo grupo e o
trabalho que culminou na obtenção dessa certificação levou dois anos. “A gente
tem que treinar todos os colaboradores porque durante uma auditoria, o auditor
pergunta se ele está sabendo sobre a política implantada. Todos os
colaboradores tem que ter conhecimento dessa política, então tem que dar muito
treinamento e demora”, explica.
Entre as principais vantagens
associadas à certificação e às ações socioambientais estão a colaboração com o
Meio Ambiente e com a sociedade, a melhoria de vida para colaboradores, os
aprendizados constantes, a economia de recursos, a diminuição de custos, além
dos índices qualitativos para melhor competitividade de mercado.  “Esta
certificação organiza e apresenta todas as ações socioambientais e sustentáveis
que exercemos no hotel e nos demais espaços ao redor. Ou seja, apresenta desde
ações convencionais até campanhas sociais complementares que fazem parte do
calendário anual da empresa”, relata Letícia Mancini, engenheira ambiental do
Grupo Vitória Hotéis.
Entre as principais ações do
empreendimento destaque para sensores de presença nos corredores; adesão a
produtos orgânicos e naturais; chave-cartão de controle de energia; programa de
reuso de roupas; uso de produtos de limpeza e amenities biodegradáveis;
temporizador em todas as torneiras de uso comum; lâmpadas LED nos
estacionamentos; utilização de refrigeração a base de água nas câmaras frias;
gestão responsável de resíduos perigosos.
Além disso, o hotel trabalha ainda com
o programa “Novo de Novo”, para manutenção preventiva de desperdícios e gastos;
adoção da Praça Ralph Stettinger, em parceria com a Prefeitura, para manutenção
periódica da área verde no espaço; plantio de flores; caixas acopladas modernas
nos sanitários, com controle maior da liberação de água; e campanhas auxiliares
como, “Jantar Sabor Solidário” em prol do Centro Boldrini e doações periódicas
à APAE.
Fotos 1 e 2 – Fachada do Hotel Vitória.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TURISMO DE NEGÓCIOS FOMENTA TAXA DE OCUPAÇÃO NO BLUE TREE TOWERS VALINHOS

O turismo de negócios se fortalece cada vez mais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn