CERVEJAS MAIS ENCORPADAS SÃO A MELHOR APOSTA PARA O INVERNO

Muito tradicionais e consumidas na Bélgica e Inglaterra, países com temperaturas mais baixas, as cervejas mais encorpadas também podem fazer parte do paladar em climas mais amenos como o Brasil. Não são só os tradicionais vinhos que espantam o frio do nosso corpo, as cervejas com características de maior teor alcoólico e encorpadas são mais procuradas no inverno, pois proporcionam a sensação de aquecimento.

Wagner Falci, proprietário de cervejaria artesanal Daoravida, comenta que existe a cultura de pensar que as bebidas tipo pilsen são ultra geladas para serem consumidas apenas na praia, mas aos poucos esse hábito tem mudado. “O consumidor está conhecendo a variedade de cervejas e quanto elas podem acompanhar perfeitamente diversos pratos e todo tipo de clima”, diz Falci.

As cervejas de inverno são mais encorpadas e adocicadas, harmonizando muito bem com pratos mais gordurosos como carnes, massas, queijos e fondues. Uma das bebidas da Daoravida que combina com a estação é a Labirintite Tripel, medalha de ouro no Festival Brasileiro de Cerveja 2019. Com estilo belgian tripel, feita com candy sugar artesanal e raspas de casca de laranja, a bebida é uma grande aposta de consumo no frio devido aos seus traços: frutados, amadeirados, tostados e adocicados.

No frio, a dica do cervejeiro Wagner é armazenar as bebidas com um maior teor alcoólico em temperaturas consideradas mais altas, entre 6º e 8º graus, e não super geladas como de costume. Dessa forma, a degustação e percepção dos aromas será melhor no momento do consumo.

Nos próximos meses, a Daoravida terá novidades. Uma delas é a linha de cervejas sazonais, feita com sabores e aromas que harmonizam com o clima natural das estações, para satisfazer o público em todas as épocas do ano. Além disso, as cervejas artesanais ‘Duvida’, de estilo Dubbel e premiada na etapa Brasileira do WBA2018; e a ‘Véio Wartão’, uma Doppelbock com infusão de cachaça, retornarão para o catálogo de venda.

Criada por um casal apaixonado por cerveja, Wagner Falci e Michele Gimenez, a Cervejaria Artesanal Daoravida possui duas lojas físicas com estilo Taproom em Campinas e São Paulo. O ‘Taproom’ é característico por ser um local de convívio entre apreciadores de cerveja artesanal. Em ambos os espaços, há 10 torneiras de chopp, sendo produtos de linha e sazonais disponíveis.

Falci, que tem cinco anos de profissão, conta que começou a fazer cerveja em um apartamento de 50m² que morava na época e ficou surpreso com o sucesso da bebida entre os colegas. A partir de então, ele e a esposa passaram a produzir com mais frequência na casa da família Stenico, amigos que, além de disponibilizarem o local, passaram a ajudar na produção.

Em 2015, a Daoravida entrou para o mercado da cerveja artesanal como uma cervejaria cigana, que produz cerca de cinco mil litros por mês. “Como cervejaria cigana, sentimos a necessidade de ter um espaço para proporcionar maior proximidade da marca com as pessoas que prestigiam nosso trabalho. Além disso, precisávamos ampliar nosso espaço de estocagem para distribuição de barris e garrafas. Foi um movimento natural”, comenta o cervejeiro sobre o propósito de abrir o taproom.

Além de poder degustar as bebidas nas unidades, os amantes de cervejas artesanais também tem a opção de levá-las para casa, através do Growler. “O growler se tornou uma saída para aqueles que não podem beber no momento pois estão dirigindo ou com pressa. É só chegar, escolher a cerveja, que nós enchemos na hora”, comenta o sócio-proprietário Ricardo.

 

Foto 1 – Loja estilo Taproom da Cervejaria Artesanal Daoravida em Campinas.

Foto 2 – Cerveja Labirintite.

Foto 3 – Sócios da Cervejaria Artesanal Daoravida.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWARE DE GESTÃO GANHA NOVOS RECURSOS

O Fracttal One software de manutenção reconhecido como líder nos rankings mais prestigiados do mundo …

Facebook
Twitter
LinkedIn