CHOQUE DE GESTÃO É NECESSÁRIO PRINCIPALMENTE PARA UMA EMPRESA FAMILIAR

28 de agosto de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

O choque de gestão precisa existir
principalmente em uma empresa familiar. Como o custo de uma empresa é alto,
principalmente em função da carga tributária alta, precisamos ter estruturas
eficientes e enxutas. Cada colaborador precisa fazer um ótimo trabalho na sua
função, pois assim, a empresa torna-se eficiente e competitiva.
O colaborador precisa assumir novos
desafios, desde que consiga entregar o prometido. Caso ele consiga realizar
desafios a mais na sua trajetória, ajuda a empresa se tornar competitiva, além
de obter grandes chances de crescer na organização e na carreira.
Quanto mais investimento em gente,
mais resultados, mais criatividade e mais inovação.
As mudanças junto ao choque de gestão
precisam existir, principalmente a diminuição de tempo através da objetividade,
sistemas de informação, automação, entre outras ferramentas.
Importante salientar que os
investimentos financeiros de maior impacto só terão a eficácia comprovada caso
as pessoas tenham passado por capacitação, estiverem motivadas e comprometidas
para realização dos projetos que irão iniciar, em andamento ou mesmo em fase de
finalização.
Outro ponto muito importante no
choque de gestão é trabalhar com funções, cargos e não com pessoas. Caso seja
necessário mexer na estrutura, deve-se pensar em cortar funções e cargos, não
pessoas. Importante sempre procurar aproveitar os colaboradores para outras
funções, sem perder o histórico desses profissionais importantes para o
desenvolvimento da empresa.
A comunicação eficiente também faz
parte do choque de gestão. Procedimentos e formas de trabalho deverão ser
incorporados nas estruturas.
Se os colaboradores estão em
descompasso com a empresa, projetos ou mesmo estruturas, o desastre ocorrerá. A
comunicação é uma excelente ferramenta, que irá impedir o fracasso.
Para ter uma comunicação eficaz,
necessitamos de:
1)      Linguagem simples e objetiva.
Sempre com a preocupação de que todos os envolvidos entendam a mensagem;
2)      Para que o seu objetivo seja
atingido na comunicação, envolva o seu interlocutor: ele precisa fazer parte
ativa do projeto e das suas conquistas;
3)      Respeite os colegas no momento da
comunicação. Muitos profissionais cometem o erro de serem mal-educados na
frente dos outros, o que resulta em um péssimo resultado de comunicação e de
equipe;
4)      Tenha certeza de que o
interlocutor entendeu realmente a sua informação, certifique-se disso;
5)      O interlocutor deseja ser ouvido
com muita atenção. Dê a atenção que ele necessita;
6)      Coloque sentimento na comunicação,
demonstre por meio de gestos o que realmente está passando para a interlocutor.
Se é um momento de seriedade no sentido de correção ou mesmo um elogio,
demonstre isso na sua comunicação;
7)      O seu tom de voz, sua linguagem
corporal e sua expressão fácil falam por si mesmas. Atente-se a isso;
8)      Muitos profissionais não estão
preparados para receber críticas construtivas. Caso você precise fazê-las,
prepare o profissional para recebê-las;
9)      Trazer a prática para exemplificar
a teoria é um excelente exercício. Contribui muito para o aprendizado;
10)   Nós temos duas orelhas e uma boca. Isso significa
que em muitos momentos devemos ouvir mais e falar menos;
11)   Seja educado e simpático sempre.
Normalmente as empresas familiares
começam pequenas, com uma ou duas pessoas da família, os conhecidos fundadores.
Conforme elas vão crescendo, acabam convidando pessoas da família para ajudar.
Via de regra, funciona desta forma.
Muitas vezes esses familiares acabam
não se capacitando ao longo do tempo, criando problemas estruturais,
principalmente quando a empresa cresce. Conduzir uma empresa em crescimento não
é uma tarefa simples, é necessário estratégia, planejamento e muita dedicação,
principalmente para seus criadores.  Esses fundadores precisam se
preocupar com seus sucessores, que em um futuro irão assumir os negócios da
família.
Quanto antes se inicia esse processo,
menos impactante e traumática acontecerá a sucessão. É fundamental que a formação
técnica e a gestão aconteçam durante esse processo. Importante também, o
sucessor passar por todas as áreas da empresa, ou quase todas, antes de assumir
uma função de extrema responsabilidade e decisão.
Tenho uma experiência de sucesso da
parceria entre a minha empresa SM – Consultoria, Treinamento e Palestras e o
Grupo Supermercados Caetano, que se iniciou no início de 2011. Empresa familiar
que iniciou a primeira geração com o senhor Silvestre Caetano, empreendedor e
perseverante. A segunda geração iniciou-se com o senhor Antônio Caetano,
passando o comando para o irmão José Carlos Caetano da mesma geração após um
tempo de gestão. A terceira geração se preparou para assumir os negócios da
família. O filho do senhor José Carlos, Leonardo José Caetano, foi nomeado no
primeiro semestre de 2013 pela família como vice-diretor.
Todas as fases de passagem das
gerações foram realizadas com muito planejamento, porém a última está sendo
ainda mais planejada. Isso mostra que houve um amadurecimento da importância do
planejamento e do trabalho realizado a longo prazo.
Erros comuns cometidos em empresas
familiares:
1) Falta de
qualificação profissional;
2) Centralização do
poder;
3) Misturar contas
pessoais e corporativas;
4) Permanecer na
“zona de conforto”;
5) Demorar para
iniciar o processo de sucessão;
6) Dois
profissionais dirigindo a mesma área;
7) Não buscar ajuda
externa: empresas especializadas em suas expertises.
Atualmente a grande maioria das
empresas familiares buscam ajuda profissional externa, mesmo porque quem não
caminhar junto com a velocidade do mercado corporativo e a concorrência irá
perder cada vez mais espaço.
Profissionalize a sua empresa! Você
verá como será grande o seu retorno sobre o investimento.
Sergio Henrique Miorin é diretor geral da SM –
Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos,
consultor de empresas e professor em instituições de ensino, em cursos
técnicos, graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação
especialização MBA como: IBE/FGV, Metrocamp/IBMEC, Unisal, FAJ e Grupo
Anhanguera.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn