CIA. DA CONSULTA REAFIRMA PIONEIRISMO E INVESTE EM PROJETO DE GESTÃO PARA AGILIZAR ATENDIMENTO AO PACIENTE

Com enorme sucesso no mercado, a Cia. da Consulta, é uma das principais redes de clínicas populares que apresentam alternativa à pacientes que sofrem com o déficit de atendimento de saúde no Brasil. Com o crescimento acelerado da demanda e abertura de novas unidades em diferentes localidades, a companhia que oferece consultas em mais de 38 especialidades médicas, buscava uma tecnologia que pudesse apoiar o gerenciamento e a integração das informações de todas as sete unidades na cidade de São Paulo e Região Metropolitana, sem depender de uma infraestrutura convencional. Para atender essa necessidade, a Digisystem, companhia brasileira que apoia as empresas nos processos de transformação digital, desenvolveu um projeto customizado que culminou com a implantação da exclusiva solução em cloud do software de gestão Philips Tasy, que já está sendo utilizada por 200 usuários das áreas assistenciais e financeira da Cia. da Consulta.

De acordo com Wagner Hiendlmayer, Diretor Infraestrutura do segmento de saúde da Digisystem, a Cia. da Consulta demandava um sistema de gestão completo. “A rede buscava aprimorar sua plataforma de gerenciamento, por isso desenhamos um projeto abrangente, utilizando uma ferramenta flexível em parametrizações, que possibilitasse aderência e que acompanhasse o ritmo do seu crescimento”, explica. “O objetivo era garantir alta disponibilidade, escalabilidade e performance, com redução de custos operacionais, de infraestrutura e geração de indicadores para avaliação em tempo real”, completa o executivo.

Transparência, agilidade nos processos e economia

O departamento assistencial da Cia da Consulta é um dos mais beneficiados com a adoção da tecnologia. As informações das áreas de agendamento de consultas e exames, prontuário eletrônico, prescrição eletrônica e entrada de pacientes, por exemplo, estão totalmente integradas, gerando grande transparência e agilidade nos processos internos. Os pacientes beneficiam-se também por meio dos totens de autoatendimento, com informações mais acessíveis e rápidas. O sistema de gestão promoveu ainda, melhorias e dinamismo dos processos nos setores administrativo, financeiro e contábil, além da área de suprimentos.

Do ponto de vista financeiro, a adoção do modelo em nuvem (conhecido como OPEX), ao invés de dispendiosas infraestruturas físicas de tecnologia (CAPEX), também é um diferencial do projeto. Os grandes investimentos em CAPEX e a continuidade que precisa ser dada em uma estrutura on premise caiu vertiginosamente nos últimos anos, justamente pelo alto custo e a necessidade de manutenção constante ou periódica. “No universo cloud, essa conta cai significativamente, uma vez que o investimento em maquinário e a preocupação com espaços para backup, fitas, discos, entre outros, não são mais necessários, restando apenas os cuidados com o link de internet e a máquina dos usuários finais”, ressalta Hiendlmayer.

A oferta da solução em cloud da Digisystem para o software Philips Tasy é a única do mercado combinada com o processo de sustentação e atualização do sistema. “Uma grande vantagem deste modelo que projetamos é que clientes como a Cia. da Consulta não precisam realizar investimentos antecipados. Toda a solução é fornecida na modalidade de serviço e paga-se somente a mensalidade relativa ao consumo naquele período”, destaca Hiendlmayer.

Desempenho e escalabilidade

Implementado em meados de maio de 2019, a solução além de agilizar os processos internos da Cia. da Consulta e reduzir os custos operacionais, otimizou a governança de todos os setores por meio de relatórios com informações customizáveis.

Com funcionamento 24×7, a solução adequou-se rapidamente às necessidades da Cia da Consulta, garantindo o acesso à informação com segurança a qualquer hora e em qualquer lugar. Com projeto criado para ser flexível, dinâmico e sensível à necessidade da rede de clínicas, a tecnologia implantada na Cia. da Consulta possibilita um gerenciamento mais eficiente das atividades administrativas, financeiras, assistenciais e operacionais, evitando desperdício e retrabalho, aumentando a produtividade em qualquer fase dos negócios e da complexidade dos processos.

A Digisystem é uma empresa 100% brasileira, com 29 anos de experiência e unidades de negócios focadas nas tecnologias mais avançadas, capaz de entender as necessidades dos clientes e propor soluções de negócios end-to-end desde a consultoria, planejamento, processos, implementação e sustentação, para ser o melhor parceiro na jornada da transformação digital. A companhia possui relação próxima e de confiança com os principais provedores/fabricantes de tecnologia, com parcerias estratégicas com Microsoft, Oracle, WMWare, Symantec, Veritas, CommVault, IBM, Philips e UiPath.  A Digisystem conta com mais de 600 profissionais atuando em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Maranhão, Amazonas, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atende mais de 300 clientes dos segmentos de educação, governo, indústria, saúde, finanças, utilities e varejo.

A Cia. da Consulta é uma rede de clínicas independente que oferece serviços integrados com tecnologia e qualidade médica, relacionando consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 38 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2.000 exames laboratoriais e de imagem.  A empresa possui sete unidades na cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

 

Foto 1 – Cia da Consulta.

Foto 2 – Wagner Hiendlmayer, Diretor Infraestrutura do segmento de saúde da Digisystem.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RECORDE DE DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS E VALORIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS PELAS GEN Z E Y

Em 2023, o Brasil testemunhou um recorde de demissões voluntárias, resultando em mais de 7,3 …

Facebook
Twitter
LinkedIn