
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – regional Campinas – comemorou, nesta quinta-feira (10/04), os 15 anos de atuação do seu Departamento de Sustentabilidade. A celebração, realizada na sede da entidade, contou com a exibição de documentário, painéis de discussão e a participação de representantes de grandes empresas como 3M, Bosch e CPFL.

Para o diretor do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Fernando Araújo Bueno, o momento atual demonstra que a sustentabilidade está se consolidando como uma força transformadora no mercado de trabalho. “A sustentabilidade está redefinindo carreiras, impulsionando o desenvolvimento econômico responsável e criando novas oportunidades para a indústria”, afirmou.
O diretor titular do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, também destacou a importância do departamento ao longo dos últimos anos. “Foram 15 anos de contribuição significativa para que a região se consolidasse também na área da sustentabilidade”, pontuou.

Durante a abertura do evento, foi apresentado o documentário Green Works, produzido pela 3M em parceria com a Generous Films. A obra destaca histórias de cinco profissionais ao redor do mundo e como os chamados green jobs (empregos verdes) estão impactando positivamente diversos setores da economia e o futuro do planeta.
Em sua participação, o presidente da 3M do Brasil, Paulo Gandolfi, reforçou a relevância do tema na agenda global. “A questão ambiental continua fundamental no mundo atual. Questões geopolíticas influenciam o debate, mas a sustentabilidade segue sendo prioridade dentro da minha organização e em escala global”, afirmou.
O evento também contou com o painel O Futuro do Trabalho: Carreiras Verdes e a Indústria Sustentável, moderado por Luiz Fernando Araújo Bueno. Participaram da discussão Liliane Moura, gerente de Sustentabilidade da 3M; Alberto Abdu, Head Corporativo ESG e EHS da Bosch América Latina; Rodolfo Sirol, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL; e Fabiano Grespi, diretor do departamento de Gente e Gestão do Ciesp-Campinas.
Liliane Moura defendeu a importância da educação básica para a construção de um futuro sustentável. “Precisamos de profissionais com visão integrada, capazes de resolver problemas multidisciplinares. Sustentabilidade é isso: entender os impactos econômicos, ambientais e sociais como parte de um mesmo sistema”, destacou.
Representando a Bosch, Alberto Abdu apontou iniciativas da empresa voltadas à formação de talentos. “Na Bosch temos o Digital Talent Academy, em parceria com o Senai, que integra temas como digitalização, inteligência artificial e inovação, essenciais para desenvolver soluções sustentáveis — desde o design até a reciclagem dos produtos”, explicou.
Rodolfo Sirol, da CPFL, destacou o protagonismo da região de Campinas no cenário da sustentabilidade. “Este polo industrial e de inovação atrai empresas também pelo compromisso com a sustentabilidade. A CPFL tem orgulho de compartilhar sua experiência, desde a geração até a distribuição de energia, com um legado significativo na região”, concluiu.
O evento reforçou o papel do Ciesp-Campinas como agente impulsionador da transformação sustentável na indústria, unindo empresas, conhecimento e inovação em prol de um futuro mais verde.
Foto 1 – Diretores e palestrantes no evento de 15 anos do Departamento de Sustentabilidade do CIesp-Campinas.
Foto 2 – Diretor do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Fernando Araújo Bueno.
Foto 3 – Evento sustentabilidade 15 anos.
Crédito: Roncon & Graça Comunicações