CIESP CAMPINAS COMEMORA GERAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO

Nesta sexta feira (25/05) está sendo comemorado o Dia da Indústria e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas registrou pelo quarto mês consecutivo contratações no setor. Na avaliação do diretor do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, a indústria, por enquanto, tem muito o que comemorar este ano com recuperação de postos de trabalho e uma retomada da economia, mesmo que de forma um pouco mais lenta. Em abril foram geradas 700 contratações na indústria regional. “Esse ano tem o que comemoraJosé NunesIMG_6441r, afinal nós tivemos um crescimento de janeiro a abril de 2.950 postos de emprego, com crescimento de 1,85%. Só no mês de abril, nós tivemos  700 novos postos de trabalho, com 0,45% de aumento. Tem que comemorar”, diz.

No entanto, o diretor do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, disse não saber precisar como as coisas vão ficar nos próximos meses. “Algumas nuvens apareceram no caminho. A elevação da taxa de juros dos Estados Unidos para 1,75% começa a tornar mais atrativo o mercado americano do que o brasileiro devido à maior segurança para o investidor e ele prefere investir lá porque a inflação é zero. Nós temos alguns fatores que põem em risco a credibilidade da economia brasileira. A reforma da Previdência não foi votada e põe em risco as contas públicas. Nós temos eleição esse ano e uma eleição que não tem uma definição clara e existe uma forte radicalização de esquerda e de direita, o que não é bom para o país porque tanto de um lado quanto de outro vai levara mais estatização, a mais aparelhamento na máquina pública e a maior concentração de PIB  dentro do Estado do que dentro da iniciativa privada, o que não gera riqueza”, critica.

Pesquisa de sondagem industrial elaborada pelo Centro de Pesquisas Econômicas da Facamp (Faculdades de Campinas) junto às empresas associadas ao Ciesp Campinas aponta que as vendas, no mês de abril deste ano, indicaram que para 22,2% dos respondentes a variação mensal foi superior ao mês de março de 2018. Para 50% deles, o valor das vendas foi estável e para 27,8% dos participantes a variação mensal foi inferior.

Quanto aos dados da variação mensal de produção de abril de 2018, 33,3% dos respondentes indicaram que ela aumentou, 27,8% afirmaram que ela permaneceu inalterada e para os outros 38,9% houve queda da produção no mês.

Com relação ao planejamento do investimento para os próximos 12 meses, a sondagem revelou que em abril de 2018, 11,1% dos respondentes declararam que vão aumentar os investimentos e 38,9% afirmaram que vão manter o planejamento dos investimentos. Os respondentes que não vão investir somaram 50%.

Foto: Diretor do Ciesp Campinas, José Nunes Filho em entrevista ao jornalista e diretor do site Panorama de Negócios, Milton Paes.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn