CIESP E UNICAMP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA ESTIMULAR INOVAÇÃO

CIESP E UNICAMP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA ESTIMULAR INOVAÇÃO

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Unicamp (Universidade de Campinas) assinaram um Acordo de Cooperação visando o estímulo e apoio à inovação. O documento foi assinado pelo reitor da universidade, Antonio José de Almeida Meirelles, e pelo presidente do Ciesp, Rafael Cervone. A iniciativa foi idealizada pelo diretor da Regional Campinas do Ciesp, José Henrique Toledo Corrêa.

O reitor explicou que a pandemia de covid-19 e as mudanças climáticas tornaram ainda mais urgentes os desafios das grandes cidades: prover alimentação de qualidade, produzir energia limpa e renovável, prover o uso racional dos recursos naturais, especialmente de água. “Sem indústria, não há inovação, por outro lado, somente com a reindustrialização, o país alcançará o seu desenvolvimento”, disse o reitor.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, citou como exemplo de inovação na prática da indústria, a adoção de ferramentas de realidade aumentada e metaverso em uma grande indústria de aço para treinar os profissionais no uso de uma nova máquina mais eficaz e considerada perigosa. Ele afirma que a aproximação entre a indústria e as universidades, como a Unicamp, é uma janela de oportunidades única.

Cervone também ressaltou que a capilaridade do Ciesp no estado é única, com suas 42 regionais e distritais, para impactar de forma mais ampla as indústrias com a inovação promovida pelas universidades.  “Nós temos um compromisso cívico aqui. Mais do que nunca, precisamos ter consciência do nosso papel enquanto entidades e instituições. O que fazemos sozinhos é muito bom, mas não é mais suficiente para resolver problemas complexos. Precisamos nos abraçar e trabalharmos juntos para sermos mais efetivos”, disse Cervone.

Desde 2015, a Unicamp implantou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com temas relacionados à indústria no campus de Limeira. Desde 2017, 72 projetos foram desenvolvidos, beneficiando 26 empresas e 659 alunos.

Foto: Presidente do Ciesp, Rafael Cervone, reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e o diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa.

Crédito: Divulgação Ciesp

AIRBNB E ALUGUEL POR TEMPORADA ENTRAM NA MIRA DA REFORMA TRIBUTÁRIA E EXIGEM MUDANÇA DE ESTRATÉGIA DOS INVESTIDORES

CONTADORES AMPLIAM ATUAÇÃO PARA ORIENTAR EMPRESAS SOBRE EXIGÊNCIAS DA NR-1 RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL

INTELIPOST CRESCE 32% EM NOVAS VENDAS E INVESTE R$ 50 MILHÕES PARA AMPLIAR INTELIGÊNCIA LOGÍSTICA

BRANDT ANUNCIA GIANO CALIARI COMO NOVO DIRETOR DE MARKETING PARA ACELERAR EXPANSÃO NO BRASIL

WEBINAR DEBATE OS DESAFIOS JURÍDICOS DA INTELIGÊNCVIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

A INDÚSTRIA ENTRA EM CAMPO

ZYGON CRIA VENTURE ESPECIALIZADA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRANSFORMAR O MERCADO PUBLICITÁRIO

EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES DISCUTEM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS E EXPANSÃO NO PARAGUAI EM EVENTO NO WTC

GRANDES EVENTOS DO FUTEBOL DEVEM TESTAR CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DIGITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Assine nossa newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Aplicam-se os Termos de Serviço.