CINCO DICAS PARA IR BEM NA REDAÇÃO DO ENEM

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando. Embora a preparação comece há meses, nas últimas semanas a pressão costuma ser maior e garantir uma pontuação signiprof-gabriela-portugues-3ficativa na redação pode ajudar o candidato a conquistar uma colocação melhor na prova em geral.

Atualmente a nota do Enem é usada para entrar em várias faculdades, e por isso, um desespero maior por parte dos alunos. “ A redação do Enem é um texto de 30 linhas, uma dissertação argumentativa, o que significa que o aluno precisa se posicionar, é exigido dele coerência das ideias e que seja estabelecida uma ligação entre os parágrafos”, orienta Gabriela Vieira Meireles, professora de português e comunicação da DeVry | Metrocamp.

Para ajudar, a DeVry | Metrocamp preparou algumas dicas para facilitar na hora de fazer a redação:

Leia muito – Ler é o fundamental para escrever bem. Por isso é importante ler revistas, jornais, livros, para obter mais repertório para desenvolver bons argumentos no texto;

Atualize-se – Ficar por dentro dos temas atuais é imprescindível, pois, normalmente o tema da redação envolve algum assunto que tenha sido destaque nos últimos meses;

Atenção ao português – Muito cuidado com erros de gramática e ortografia. É preciso usar a linguagem culta e evitar gírias;

Treinar a escrita – Dizem que a prática leva a perfeição, portanto, treinar semanas antes pode fazer a diferença;

Objetividade – Seja objetivo, desenvolva o tema de forma clara e coerente.

Gabriela ressalta ainda alguns assuntos que podem ser temas. “Temos que pensar em tópicos da atualidade voltados para o nacional, no sentido de sociedade democrática, por exemplo, desastre de Mariana, sustentabilidade de modo geral, inclusão social, racismo, direito da criança, trabalho infantil. O que não cai no Enem são temas ligados a economia, refugiados da Europa, enfim”, completa a professora.

Para auxiliar em todo esse processo, a DeVry oferece ao aluno o Enem Action, que é uma plataforma online, completa e gratuita de preparação para o ENEM, onde o aluno tem acesso a videoaulas exclusivas, aprofunda seu conhecimento, avalia o desempenho e mensura sua evolução nos simulados.

Integrante do grupo DeVry Brasil, a DeVry | Metrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira.

 

Foto: Gabriela Vieira Meireles, professora de português e comunicação da DeVry | Metrocamp.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS É MARCADO POR ATIVIDADES EM TODO O PAÍS

O mês de fevereiro marca o Dia Mundial das Doenças Raras (29/02), e este ano …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn