Muitas empresas acreditam que a venda termina quando é entregue o produto ou serviço para o cliente. Mas um pós-venda eficaz não trabalha dessa maneira. É de extrema importância a empresa estar preparada para responder as possíveis dúvidas do cliente e dialogar com clareza e proximidade. É necessário resolver o problema ou pelo menos dar a atenção necessária que o cliente busca.
A publicitária e especialista em marketing digital, Lizandra Diani Telles separou 5 dicas para que seu pós-venda faça seu cliente ficar feliz e recomendar você para outras empresas.
Bom atendimento sempre
O seu cliente não tem culpa de seus problemas familiares ou da empresa, mesmo porque é ele quem ajuda a sustentar a empresa que você trabalha.
A resposta pode ser online, mesmo porque fica tudo documentado. Deixe claro que trará a solução que ele procura em determinado tempo.
Responda rapidamente
Em tempos de mídias sociais, onde o consumidor tem total voz na Internet, a rapidez da resposta é ponto fundamental para gerar um bom relacionamento com seu cliente. Não coloquem chats no seu site, ou um canal em sua página no Facebook como enfeite. E Se não puder solucionar o problema logo, deixe claro que entrará em contato em “x” dias.
Saiba ouvir e compreenda
O cliente que faz uma reclamação, a primeira coisa que ele quer é ser ouvido e compreendido. A empatia gera um parceiro a longo prazo.
A dica é deixar uma pessoa responsável para resolver essas questões. De preferência um profissional que gere confiança e credibilidade.
Personalize suas respostas
Caso for enviar um e-mail, personalize-o para o cliente, enfatize o quanto é importante o estreitamento do relacionamento de vocês e ofereça a ajuda que necessita. Se puder telefonar, melhor ainda!
Cumpra os prazos prometidos
É mais barato fidelizar clientes, do que conquistar novos. As empresas que prometem e cumprem prazos, possuem níveis de satisfação e recompra muito maiores.
Foto 1 – Publicitária Lizandra Diani
Foto 2 – Atendimento Online.
Crédito: Divulgação.