O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participaram nesta quarta-feira (01/03) da cerimônia de início das obras do empreendimento que será o maior Data Center do Hemisfério Sul, o GRU Technology Campus, da CloudHQ, na cidade de Paulínia (SP). A CloudHQ é uma desenvolvedora global de data centers especializada em projetos, desenvolvimento e operação para data centers de última geração do tipo hyperscale e carrier-neutral.
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, considerou o investimento como estratégico o aporte de recursos da CloudHQ. “É um investimento que atrai novos investimentos. Uma indústria que atrai novas indústrias. Mais de US$ 2 bilhões de investimento gerando emprego. São quase 1.000 empregos na construção civil, uma construção rápida, que deve ficar pronta no ano que vem. Muito bem escolhido, pois nós estamos em Paulínia, na região de Campinas, que é um grande centro tecnológico. A tarefa agora é investir em recursos humanos: engenheiros de computação, cientista de dados, design, desenvolvedor de software, enfim preparar mos jovens para este novo momento”, declarou.
O Governador Tarcísio de Freitas destacou a geração de empregos e renda para Paulínia e para o Estado. “Pais de família vão levar sustento para suas residências. Vamos ter empregos de alta qualificação e isso nos impõe um desafio de formar jovens profissionais pra acessar essas oportunidades geradas com emprego de alto nível”, declarou.
Tarcísio de Freitas disse ainda que o governo está muito preocupado com a formação profissional dos jovens. “A gente vai agregar no currículo as disciplinas de programação. A gente quer dar essa primeira noção, pois qualquer jovem que é programador acaba se colocando bem no mercado já no início da sua trajetória profissional. A gente tem um desafio que é aumentar a quantidade de jovens com ensino profissionalizante. Se você pegar o sistema Sesi/Senai, que é referência e eles formam 130 mil alunos. A gente tem uma demanda de formar um milhão e meio. A ideia é que a gente transforme paulatinamente as escolas de nível médio do Estado de São Paulo em centros de formação profissional justamente para abrir essa porta do mercado de trabalho”, disse.
O governador também anunciou uma novidade. “Em breve a gente vai lançar o programa Jovem Aprendiz, que nós nos comprometemos na campanha, para facilitar o acesso do jovem no mercado de trabalho com o custo do estágio em micro e pequenas empresas sendo subsidiado pelo Estado. Essa é a grande novidade do Jovem Aprendiz Paulista. Nós vamos investir muito na formação profissional e na ampliação de vagas no ensino profissionalizante”, finalizou.
Em seu discurso, o fundador da CloudHQ agradeceu e destacou a iniciativa da Prefeitura de Paulínia em abrigar o complexo, que vem sendo planejado há três anos. Hossein Fateh ressaltou que o novo campus oferecerá até 288 MW de capacidade de carga de TI gerada por uma substação própria, conectada à rede nacional de energia (rede básica) em alta tensão. As obras estão em andamento e a conclusão é prevista para o primeiro semestre de 2024.
A primeira fase do projeto consiste em três edifícios com 48 MW cada, enquanto a segunda fase adicionará outros três edifícios com a mesma capacidade. O campus também apresenta a sua própria rota diversificada de fibra subterrânea que conectará o projeto aos principais pontos de troca de Internet na região e provedores de nuvens no mercado. A construção desses dutos está concluída.
O Prefeito de Paulínia, Ednilson Cazellato, agradeceu o investimento da CloudHQ no município e frisou que o montante vai contribuir para a revitalização de outras áreas e atração de novas empresas para a cidade.
Foto 1 – Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Foto 2 – Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Foto 3 – Fundador da CloudHQ, Hossein Fateh.
Crédito: Guilherme Gongra.