CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos setores público e privado, meio acadêmico e terceiro setor, que discutiram como melhorar a vida nas cidades. O encontro, com o tema “Novas Centralidades Urbanas”, foi promovido pelo Arq. Futuro, uma plataforma de discussões de arquitetura e cidades.

Marisa Sales, co-fundadora do Arq. Futuro, disse que o Brasil é um País muito urbano e as cidades cresceram de forma muito rápida por representarem uma oportunidade de vida para as pessoas que buscaram os centros urbanos. “Como podemos tornar essas cidades realmente a realidade do sonho dessas pessoas que querem melhorar as suas vidas, interagir mais e não cidades que sejam quebradas entre a pobreza e a riqueza, as diferenças e sim como incluir todos nessa cidade. O Arq. Futuro surgiu para trazer esse debate”, diz.

As regiões centrais das cidades são a grande preocupação das administrações públicas.  Para Marisa Sales é essencial rever o centro das cidades e reviver essas regiões. “De alguma forma a gente foi se afastando do centro e esses centros têm grandes oportunidades para moradias. Em vez de você estar isolando as pessoas em moradias distantes do centro precisamos pensar em como recuperar esse centro para as pessoas. O centro está preparado para isso. Ele só precisa ser revisitado e a vontade política é muito importante nisso” avalia.

A arquiteta disse ainda que os nossos centros já foram riquíssimos  no sentido de diversidade  e de oportunidade. “Os centros devem ser recuperados. A cidade tem que estar conectada e nunca isolada”, completa.

Com relação ao conceito de bairros planejados, que ganham espaço nas grandes cidades, Marisa Sales, avalia que deve ser analisado com muito cuidado para não ser visto como uma forma de bairro isolado da cidade. “Mudar o que a gente tem de conceito de bairro planejado como aquele bairro isolado e murado, mas planejado na forma de como ele  se integrará na cidade. Como ele trará mais diversidade e mais oportunidade”, finaliza.

 

Foto: Marisa Sales, co-fundadora do Arq. Futuro.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SOFTWAREONE CRIA UNIDADE DE NEGÓCIO PARA FORTALECER OFERTA DE SERVIÇOS DA MICROSOFT NO BRASIL

O recente lançamento do Microsoft Copilot e a ascensão do uso da Inteligência Artificial Generativa …

Facebook
Twitter
LinkedIn