COACHING, FERRAMENTA PODEROSA DE TRANSFORMAÇÃO NA CARREIRA E NA VIDA

O que é coaching? Como se aplica à rotina de trabalho? Que diferença faz na carreira e na vida pessoal?  Muitos se referem ao coaching, uma metodologia atual de desenvolvimento e capacitação humana, como um marco em suas trajetórias.Américo Garbuio, diretor da A.Garbuio (3)

Jairo Moura, 40 anos, administrador de empresas e pós-graduado em gestão de pessoas, utiliza-se das técnicas do coaching como uma ferramenta indispensável ao processo de tomada de decisões, diante dos diferentes desafios impostos pelo dia a dia. “As lições aprendidas me tornaram um ser humano completo, de forma que sei onde quero chegar, como chegar e quais são os valores que realmente importam”, conta.

O profissional explica a transformação que o coaching proporcionou em todos os aspectos da sua vida.  “Antes de passar por esse processo, é como se eu estivesse dirigindo um carro, enxergando a estrada, porém, não sabendo exatamente qual carro estava conduzindo. Como se tivesse apenas a visão de dentro para fora”, exemplifica. Segundo ele, a partir do momento em que os conhecimentos do coaching são acessados, torna-se possível enxergar todos os detalhes de nós mesmos e do mundo ao redor. “Passei a enxergar também fora do carro e a me ver ao volante. Enxerguei a mim mesmo e pude atuar nas minhas próprias fortalezas e fraquezas, alavancando meus resultados poderosamente”, afirma.

De acordo com Jairo, ele pode aplicar as técnicas do coaching também com os outros líderes, dentro da companhia onde atua e passou a compreender melhor o ambiente em que está inserido. “Visualizei as oportunidades que estavam ocultas para a grande maioria das pessoas, identifiquei comportamentos e atuei nas relações, de forma que pudesse utilizar todo o potencial do coaching para alcançar os meus objetivos e contribuir com a organização”.

Liderar é uma arte e requer altos níveis de competência aos que ocupam essas posições. Um dos grandes desafios enfrentados pela liderança é a busca pela máxima produtividade de suas equipes, por meio do protagonismo e do engajamento de cada colaborador. Neste contexto, as técnicas do coaching contribuem para a atuação eficiente dos líderes, ampliando sua confiança, comunicação, desenvolvimento e, consequentemente, a entrega dos resultados pelos liderados.

Um líder é considerado também um coach – treinador – quando não assume os problemas e dificuldades de seu liderado, mas, ao contrário, faz com que o próprio colaborador busque encontrar o melhor caminho, por meio de suas próprias competências e motivação. Este líder parte do princípio de que seu liderado possui os recursos necessários para a entrega satisfatória e de que cabe a ele acessar e potencializar suas habilidades. “Agir como um verdadeiro líder coach significa conseguir que seus liderados busquem, através de suas experiências e recursos, as soluções para os desafios”, explica Américo Garbuio, coach executivo e consultor, com 26 anos de experiência na área de Recursos Humanos e vencedor de diferentes prêmios do setor.

Segundo o especialista, as competências recomendadas a esse profissional de alto desempenho são: comunicação eficaz, empatia, capacidade de resgatar as principais qualidades no outro, contribuir para a motivação da equipe e ampliar a competência de seus liderados. Nestes aspectos, Jairo dá a dica aos que ainda encontram dificuldades. “Recomendo o coaching para todos que querem escrever a sua própria história. A vida passa muito rápido. Se você não acessar esse conhecimento, deixará de usufruir oportunidades grandiosas, que estão bem à frente, mas que você não está enxergando”.

Sorocaba recebe curso exclusivo de Líder Coach, nos próximos dias 27 e 28 de setembro, das 9h às 18h, no Centro de Treinamento da empresa de consultoria A.Garbuio. Na ocasião, além das aulas teóricas, também serão realizadas dinâmicas, para que haja o reforço dos conceitos ensinados, como, por exemplo, a melhor forma de se fazer questionamentos poderosos e transformadores aos liderados.

O objetivo central do curso de Líder Coach, com 16 horas de duração, é ampliar as competências e habilidades da liderança, para que seja possível alcançar resultados superiores, em todos os aspectos, profissionais e pessoais, por meio da motivação e do engajamento das pessoas com quem se relacionada. “São trabalhadas técnicas para ampliar a confiança e a comunicação, o conhecimento dos modelos mentais e das crenças, padrões de linguagem, formas eficazes de se estabelecer metas, planos de ação e indicadores para a busca de resultados, sempre utilizando técnicas do coaching e da PNL (programação neurolinguística)”, adianta Américo.

A A.Garbuio fica no edifício Iguatemi Business Esplanada, na Av. Gisele Constantino, 1.850, em Votorantim (SP). Inscrições para o curso podem ser realizadas pelo telefone: (15) 3019-7019 ou pelo e-mail: [email protected] Mais informações podem ser obtidas pelo Facebook: www.facebook.com/a.garbuio.ca.

 

Foto: Américo Garbuio, coach executivo e consultor.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA APONTA CUIDADOS PARA EMPRESAS EM 2022

O Consultor e CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia, cita que o cenário para …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn