Com 32 anos de referência no mercado, a Coala, empresa nacional de essências aromáticas, avança em seu plano de expansão e anuncia a criação do Grupo Coala do Brasil, com o lançamento de duas novas linhas, a Pet Coala e a Coala Beauty. Com a mudança, as novas linhas se somam às marcas que já faziam parte do portfólio da empresa, Coala Essências e Coala Auto. O investimento da reestruturação das operações foi de cerca de R$ 1 milhão. A expectativa da empresa é aumentar em 20% o quadro de colaboradores.
Inicialmente, a linha Beauty terá 40 produtos, e a linha Pet contará com 20 produtos. Segundo Suzana Meneghetti, diretora executiva do Grupo, a expectativa é que a linha Pet represente, a médio prazo, 20% do faturamento da companhia; e a Beauty, cerca de 25% do grupo. As novas verticais miram, ainda, na diversificação do consumidor, com foco em um perfil mais jovem e, até mesmo, masculino – hoje, 96% dos consumidores da Coala são mulheres acima dos 30 anos.
Em 2020, a Coala registrou um crescimento de 40%, mesmo em meio a pandemia, e nos últimos cinco anos, mostrou um crescimento extremamente sustentável. “Apesar do cenário adverso, conseguimos consolidar nosso plano de expansão e o desenvolvimento das marcas para mercados em constante crescimento. Quando assumi a empresa, meu foco foi no investimento em pessoas, tecnologia, marketing e novos produtos, visando a expansão e visibilidade nacional. Após traçarmos este caminho e atingirmos nossa meta, entendemos que era o momento de explorar novos desafios. Entramos no mercado pet e de beleza com a expectativa de disputar, de forma competitiva, a tomada de decisão do consumidor na gôndola, uma vez que estamos ampliando nossa penetração no varejo atuando em mercados ainda não explorados pela Coala, mas que conversam diretamente com o posicionamento de cuidado que sempre tivemos”, comenta a diretora executiva.
A executiva comenta, ainda, que os segmentos de atuação foram pensados estrategicamente considerando o desempenho de cada mercado. Segundo levantamento recente da Euromonitor International, o setor pet movimenta um mercado global de R$ 130 bilhões por ano, e o Brasil figura como o segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. “Hoje, mais de 40 milhões de domicílios no Brasil possuem pets. Apostamos nesta categoria pelos números significativos que acompanhamos nos últimos anos e que não apenas resistiram, mas cresceram durante a pandemia. Nosso objetivo com a linha Pet Coala é humanizar a relação com o animal, trata-los como únicos e especiais. Não queremos ser simplesmente mais um player no mercado”, comenta Meneghetti.
No setor de beleza, a diretora também avalia o mercado como promissor para a marca. Outro estudo da Euromonitor International avalia o Brasil como o quarto maior do mundo e prevê um aumento de 20,6% no setor para 2023. “A categoria movimenta bilhões por ano e tornou-se essencial para milhões de brasileiros, pois está diretamente ligada à higiene pessoal. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos), a categoria de tratamento capilar segue em crescimento de dois dígitos, tendo representado avanço de 18% no primeiro quadrimestre de 2021, por exemplo. Entramos no mercado com produtos de qualidade, fórmulas extremamente testadas e custo-benefício competitivo, além de oferecermos opções para diversos públicos e todo tipo de cabelo”, observa a diretora executiva do Grupo Coala do Brasil.
A comunicação também foi reestruturada com a criação do Grupo. A partir de agora, cada marca e o Grupo possuem logos próprios e personalizados de acordo com seus conceitos e propósitos. Para o Grupo Coala do Brasil, o logo foi pensado como a representação de todas as marcas de forma nacional – um losango com a identidade da bandeira do Brasil, elemento principal para toda identidade visual do Grupo e que visa refletir o cuidado das marcas com o público. O azul, cor identitária da companhia há mais de 30 anos, se mantém como destaque.
Com 32 anos no mercado brasileiro, O Grupo Coala do Brasil é referência no segmento de essências e produtos aromáticos de limpeza para casa. Em 2021, a marca anunciou a criação de sua holding e o lançamento de três novas marcas que são Pet Coala, Coala Beauty e Coala Auto. Presente há anos na rotina de limpeza dos brasileiros, os produtos são encontrados no grande e pequeno varejista, com foco em qualidade e custo-benefício.
Foto 1 – Suzana Meneghetti, diretora executiva do Grupo Coala do Brasil.
Foto 2 – Fábrica da Coala do Brasil.
Crédito: Divulgação.