COCA-COLA FEMSA DIVULGA RESULTADOS FINANCEIROS DE 2018

A Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora de produtos da Coca-Cola no mundo em volume de vendas com fábrica em Jundiaí e um Centro de Distribuição regional em Sumaré, acaba de anunciar seus resultados financeiros de 2018.  No quarto trimestre do ano passado, a companhia registrou aumento no volume de vendas no Brasil, na América Central e na Colômbia e as transações tiveram melhor desempenho que o volume nessas operações.

As receitas cresceram 2%, enquanto as receitas comparáveis aumentaram 7,8%. A alta dos preços acima da inflação na maioria dos países em que atua, combinados com o crescimento em volume no Brasil, na América Central e na Colômbia, foram compensados pelos efeitos desfavoráveis da conversão da moeda real brasileira e do peso colombiano, a contabilidade hiperinflacionária na Argentina e a desconsolidação da Venezuela.

O lucro operacional aumentou em 0,3%, enquanto que em termos comparáveis cresceu 4,3% durante o trimestre, conduzido principalmente por menores custos em edulcorantes e uma posição favorável de cobertura cambial na América do Sul, combinado com eficiências em gastos operacionais, estes efeitos foram parcialmente compensados para maiores custos de PET. O fluxo operacional caiu 2%, enquanto que em termos comparáveis cresceu 4,1% e o lucro por ação foi de Ps. 2,64, enquanto que o lucro por ação das operações contínuas foi de Ps. 1,38.

Considerando o ano de 2018, as receitas permaneceram estáveis, enquanto as receitas comparáveis cresceram 5,9%. Aumentos de preços na linha ou acima da inflação na maioria das operações, combinados com o crescimento no volume do México, do Brasil, da América Central e da Colômbia, foram parcialmente compensados pelos efeitos desfavoráveis da conversão cambial das nossas operações na América do Sul e pela desconsolidação da Venezuela.

O lucro da operação caiu 1,3%, enquanto que em termos comparáveis cresceu 0,9%. O fluxo operacional teve queda de 2,3%, enquanto que em termos comparáveis aumentou 3,8%. Já o lucro por ação foi de Ps. 6,62, enquanto que o lucro por ação das operações contínuas foi de Ps. 5,21. “Em um ano marcado pela volatilidade, estou muito satisfeito com a capacidade da nossa organização de enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades. Essas qualidades nos permitiram obter resultados sólidos, além de uma perspectiva encorajadora para 2019. As receitas no México e na América Central continuam crescendo, enquanto na América do Sul, com o ambiente de recuperação no Brasil, juntamente com um portfólio robusto, nos permitiu crescer em volume constante durante o ano. Por outro lado, na Colômbia e na Argentina, nossos portfólios continuam oferecendo opções atraentes para nossos consumidores em ambientes complexo”, disse John Santa Maria Otazua, Diretor Geral da Companhia. “Finalmente, durante 2018, alcançamos marcos importantes que reafirmam nossa abordagem disciplinada na alocação de capital. Fechamos importantes aquisições na Guatemala e no Uruguai e estamos nos posicionando para um crescimento mais rentável e sustentável, adicionando flexibilidade ao nosso balanço e à nossa estrutura de capital, refletindo assim nosso compromisso de gerar valor para todos nossos grupos de interesse”, destacou também John Santa Maria Otazua.

Entre os eventos recentes da companhia no ano passado destaque para a inclusão da Coca-Cola FEMSA no Índice de Igualdade de Gênero (GEI) Bloomberg 2019. Uma dupla conquista, o GEI reconhece as empresas ao redor do mundo por seu compromisso tanto com a igualdade de gênero, como com a transparência.

Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 154 marcas para mais de 290 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 80 mil funcionários, a empresa comercializa e vende cerca de 3,4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 48 fábricas e 292 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai e Venezuela.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

 

Foto: Linha de produção da Coca-Cola FEMSA Brasil em Jundiaí.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BENNER EXPANDE SUAS SOLUÇÕES PARA O MERCADO JURÍDICO COM SERVIÇOS INTEGRADOS

Com o objetivo de contribuir para a eficiência jurídica das organizações, a Benner, companhia brasileira …

Facebook
Twitter
LinkedIn